30/08/23 às 13h12 - Atualizado em 8/11/23 às 18h29

Abertura das Paralimpíadas Escolares acontece nesta quarta-feira (30)

Atletas de escolas públicas e privadas representam o DF nas modalidades de natação, bocha e atletismo

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

A abertura da etapa regional das Paralimpíadas Escolares, o maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar, acontece na tarde desta quarta-feira (30), em Brasília. Organizado pelo Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) e com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, a cerimônia será realizada no Colégio Marista, localizado na 615 Sul, com 900 atletas, que são estudantes de escolas públicas e privadas de diversos estados do Brasil.

Além do Distrito Federal, participam também da etapa regional os seguintes estados: Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. A edição terá disputa em três modalidades esportivas: natação, bocha e atletismo

Os jogos são abertos ao público e serão disputados no Clube do Exército, no Setor Militar Urbano, e no Centro Integrado de Educação Física de Brasília (CIEF), na 907 Sul, até sexta-feira (1). A disputa regional é classificatória para a Etapa Nacional, que acontecerá em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal participa do evento com a delegação do DF, formada por alunos de escolas públicas e privadas. A Pasta reconhece o potencial da competição como uma oportunidade de promoção da inclusão dos alunos com deficiências.

Segundo o professor da rede pública de ensino e chefe de delegação do DF, Wanderson Cavalcante, a participação da Secretaria nos Jogos Paralímpicos Escolares é um passo significativo em direção à construção de um ambiente inclusivo e respeitoso. “Essa competição não é apenas sobre medalhas, mas também sobre autoconfiança, superação e a celebração das habilidades únicas de cada participante”, afirma.

João Gabriel de Souza estuda no Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia e é um dos representantes da delegação do DF na etapa | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Para o estudante João Gabriel de Souza, 15 anos, do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia, poder participar mais um ano das competições é um grande privilégio. Ele disputa uma vaga na etapa nacional na bocha. “Eu vou fazer o que posso para me sair bem durante as partidas. Eu pretendo adquirir experiência para minha carreira profissional já que quero levar esse esporte para a minha vida, até ser reconhecido mundialmente”, destaca. Ele foi diagnosticado com paralisia cerebral, 30 dias após o nascimento.

Durante a tarde de acolhimento, nesta terça-feira (29), os atletas selecionados realizaram o credenciamento e receberam as instruções, normas e programação no hotel Manhattan Plaza Hotel, em Brasília, onde permanecerão hospedados até o final do campeonato.

O diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira de Souza, afirmou que o objetivo é que todos os alunos que participam dos Regionais possam alcançar o índice técnico, conquistando as vagas em novembro. “Temos a convicção que muitos dos alunos que participarão pela primeira vez, serão contagiados pela energia da competição, buscando em suas cidades dar continuidade a prática esportiva e, possivelmente, dar a alegria ao nosso país de medalhar nos campeonatos mundiais e nas Paralimpíadas.”