25/08/23 às 17h30 - Atualizado em 15/09/23 às 14h16

Ação em escola do Sol Nascente ensina sobre uso racional da água

Escola Classe 66 recebeu atividades realizadas pela Caesb e Adasa

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Cerca de 1.300 alunos da educação infantil e fundamental da Escola Classe 66, do Sol Nascente, participaram, nesta sexta-feira (25), de diversas atividades de educação ambiental, com a abordagem de temas como uso racional de água, uso correto da rede de esgoto, reciclagem e coleta seletiva.

A ação Educar para Preservar foi realizada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em parceria com a Secretaria de Educação, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol com o objetivo de proporcionar às crianças uma vivência prática e extraclasse sobre o tema educação ambiental e sustentabilidade.

Uso racional de água, uso correto da rede de esgoto, reciclagem e coleta seletiva foram alguns dos temas abordados no evento | Foto: Marco Peixoto/Caesb

A programação contemplou a realização de brincadeiras lúdicas, palestras com técnicos da Caesb e da Adasa, visitas monitoradas ao Expresso Ambiental, um ônibus temático com maquete de 6 metros sobre o Ciclo do Saneamento. As mascotes Cristal (Caesb) e Gotita (Adasa) também marcaram presença e interagiram com o público presente.

Ao final do evento, as crianças receberam da Caesb a cartilha Uma Viagem pelo Ciclo do Saneamento com informações para serem compartilhadas com a família. Durante todo o dia, a área comercial da companhia ofereceu atendimento à comunidade local a fim de sanar dúvidas e trazer informações da empresa.

As ações educativas realizadas durante a iniciativa levaram às crianças o conhecimento de conceitos básicos relativos à educação ambiental e promoveram uma reflexão sobre os hábitos de consumo deste bem tão precioso que é a água.

O estudante do 4º ano fundamental, Hibrain Santana Jacobina, participou das atividades no período da manhã. “Achei o dia muito legal. A Caesb ensinou que temos que economizar água. Agora vou ensinar meus pais que tem de escovar os dentes e fechar a torneira, tem que ensaboar a louça, fechar a torneira e depois abrir quando for enxaguar”, explicou.

Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, essa ação é um instrumento necessário e promove reflexões sobre os problemas ambientais, alertando as futuras gerações sobre a importância do desenvolvimento sustentável. “A Caesb tem um papel muito maior que fornecer água de qualidade, coletar e tratar o esgoto. A Companhia tem se empenhado em proteger o meio ambiente e os recursos hídricos, levando conhecimento para nossos estudantes”, afirma.

“Agora vou ensinar meus pais que tem de escovar os dentes e fechar a torneira, tem que ensaboar a louça, fechar a torneira e depois abrir quando for enxaguar”, diz o estudante Hibrain Santana Jacobina

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destaca que essa é mais uma ação dentro da rede pública de ensino do DF que tem como foco formar cidadãos mais conscientes com a sustentabilidade. “Valorizamos muito esse trabalho de conscientização dos estudantes, em parceria com outros órgãos, que levam ações lúdicas e educativas para que os jovens possam repassar esse conhecimento e influenciar positivamente toda a comunidade escolar”, pontua.

Para o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, é de extrema importância levar a temática ambiental para o ambiente escolar. “Ao despertamos a consciência ambiental da criança, por meio de projetos lúdicos e interativos, incentivamos a mudança comportamental dos seus pais e da comunidade onde ela vive. Os efeitos desse processo educacional são benéficos para toda a sociedade”, afirma Raimundo.

Segundo o administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, Claudio Ferreira, “é gratificante ver ações para as crianças que abordem o tema do uso correto da água. A educação e a sustentabilidade são assuntos de suma importância para hoje e para as gerações futuras”.

*Com informações da Caesb