6/10/22 às 19h41 - Atualizado em 7/10/22 às 8h40

Alunos da rede pública de ensino reúnem-se para falar sobre ciência

Encontro reuniu 250 alunos de 13 escolas que participam do projeto “NaMoral”

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Cerca de 250 alunos de 13 escolas públicas do Distrito Federal se reuniram na manhã desta quinta-feira (6/10), na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para discutir e apresentar iniciativas de ciência, tecnologia e inovação. O encontro “Ciência em ação: ferramentas para transformar o mundo”, voltado para as temáticas relacionadas à pesquisa científica, juntou estudantes que participam do projeto “NaMoral”, idealizado pelo MPDFT.

No evento, os alunos assistiram a uma palestra sobre o tema e apresentaram trabalhos de pesquisas realizadas nas unidades escolares, como um ventilador portátil feito com bambu. O projeto, batizado de Ventilador de Bambu, foi idealizado no Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica do Gama (CEMI – Gama).

Os estudantes Augusto Santos, Walison Mateus e Eduardo Freitas apresentam o Ventilador de Bambu, idealizado no CEMI-Gama | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A ideia é dos estudantes Augusto Santos e Eduardo Freitas, de 17 anos, e Walison Mateus, de 18 anos, e eles foram os responsáveis pela apresentação. “O projeto nasceu quando percebemos que todos os ventiladores são feitos de plástico e que isso traz um problema sério ao mundo. Então, decidimos criar algo que fosse sustentável, barato e que não agredisse o meio ambiente”, disse Walison Mateus.

O projeto dos estudantes foi recentemente premiado na primeira Feira Científica do Instituto Mocam, em Rondônia. Com a participação na feira, os alunos foram convidados a expor o projeto em uma feira internacional em Londres, no Reino Unido.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente na solenidade ao lado da procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, e destacou a importância de iniciativas como o projeto “NaMoral”.

Queremos que o aluno da rede pública compreenda que não cabem mais nessa sociedade problemas relacionados ao desvio de conduta ou de recursos públicos. Essa seriedade, esses valores, são os que pretendemos resgatar, não só com os alunos, mas também com os professores, os formadores destes estudantes”, destacou.

O encontro “Ciência em ação” é uma idealização do MPDFT em parceria com a Secretaria de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial DF (Senac/DF) e o Instituto Mocam – Movimento Científico da Amazônia.

Projeto NaMoral

O Projeto NaMoral é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e visa combater a corrupção do dia a dia e educar as novas gerações sobre o verdadeiro sentido e valor da integridade e das virtudes. O projeto desafia os estudantes, a partir de ferramentas inovadoras, a construírem um ecossistema de integridade no ambiente escolar.

O projeto ganhou o segundo lugar no Prêmio CNMP, edição 2020, na categoria “Redução da corrupção” e foi selecionado para participar da 17ª edição do Prêmio Innovare.