15/04/24 às 9h51 - Atualizado em 15/04/24 às 10h28

Alunos da rede pública expõem fotos em mostra Retratos: Um Grito Por Consciência

Exposição fotográfica estará disponível no Espaço Cultural do Venâncio Shopping até 27 de abril

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Desde 2019, o projeto é protagonizado pelos próprios estudantes do CEF 28 de Ceilândia | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Um projeto de fotografias de estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 do Sol Nascente, localizado em Ceilândia, ganhou espaço fora dos murais e corredores da escola pela primeira vez. Os trabalhos dos alunos, reunidos na exposição Retratos: Um Grito Por Consciência, podem ser vistos no Espaço Cultural do Shopping Venâncio, onde começaram a ser expostos no início de abril e ficam disponíveis até o final do mês.

O projeto Retratos acontece desde 2019, mas pela primeira vez é exposto fora da escola. Na mostra é apresentada uma variedade de fotografias que exploram temas como identidade cultural, diversidade étnica, lutas sociais e experiências individuais . Desde retratos íntimos até imagens que capturam momentos de resistência e celebração, cada fotografia conta uma história única, e que reflete a riqueza e a complexidade da comunidade escolar e além.

Concebidas e pensadas pelos próprios estudantes, as fotos são produzidas pela estudante de pedagogia e educadora social Amanda Cristina de Oliveira Luz. “Resgatar crianças e adolescentes que vivem em estado de vulnerabilidade através da fotografia é uma forma de proporcionar visibilidade e dignidade, além de oferecer um espaço de expressão e reconhecimento de suas identidades”, destaca a profissional.

Tonismar Luz é o idealizador do projeto e a Amanda Cristina fica responsável pela produção das fotografias, juntamente aos estudantes | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

O projeto Retratos foi idealizado em 2019 pelo professor de artes Tonismar Luz da Silva, que lecionava na escola, mas mantém o vínculo com o projeto até os dias atuais. “É uma oportunidade tanto para expressão artística e também para empoderamento dos alunos, permitindo que eles compartilhem suas vozes e visões com a comunidade“, ressalta.

Paixão pela arte

Mesmo após mudar de escola, os organizadores do projeto permaneceram engajados, coordenando todas as atividades com dedicação e paixão pela arte e pela mensagem que desejam transmitir. Este ano, pela primeira vez, propôs-se que a exposição fosse realizada fora da escola, no Espaço Cultural do Shopping Venâncio.

Ao integrar o projeto Retratos ao espaço cultural de um shopping estamos proporcionando uma nova experiência tanto para os participantes quanto para os visitantes. É uma oportunidade de ampliar o alcance e a visibilidade do trabalho dos alunos, destacando suas vozes e perspectivas de uma forma que merece ser reconhecida“, acredita o professor Tonismar.

O projeto de fotografia concebido e realizado pelos próprios estudantes convida a todos a explorar perspectivas sobre identidade, diversidade e consciência social.

Exposição Retratos: Um Grito Por Consciência

Data: de 4 até 27 de abril de 2024

Local: Espaço Venâncio Cultural do Venâncio Shopping – Piso terréo

Horário: de terça a sábado, de 11h30 às 19h30

Classificação: livre

Exposição retratos com alunos do CEF 28 de Ceilândia.