Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/11/23 às 17h59 - Atualizado em 30/11/23 às 18h06

Alunos se destacam no atletismo e na natação no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares

Atletas conquistaram 15 medalhas entre ouro, prata e bronze. As competições terminam nesta sexta (1º)

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Atletismo é uma das modalidades disputadas pelos atletas brasilienses | Foto: Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

O primeiro dia de competições da etapa nacional das Paralímpiadas Escolares, em São Paulo, foi marcado pela festa da delegação do Distrito Federal, que conquistou 15 medalhas já no pontapé da competição. A competição, que se estende até sexta-feira (1), acontece no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, e promete revelar talentos inspiradores e exemplos de superação.

 

Na pista de atletismo, os atletas brilharam, e conquistaram um total de seis medalhas. Foram duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Já nas piscinas, o DF continuou sua trajetória e conquistou nove medalhas na modalidade de natação. Foram 4 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.

Cleiton subiu no lugar mais alto do pódio logo no 1º dia de disputas | Foto: Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Entre os atletas que representaram o DF e garantiram medalhas de ouro, estão Cleiton Rogério dos Santos, estudante da rede pública do Distrito Federal. Cleiton subiu no lugar mais alto do pódio na modalidade de atletismo, na prova de 400 metros. O jovem também é recordista brasileiro nos 1.500 metros.

 

Para Cleiton, causar impacto no primeiro dia foi significativo. “Pensei que não conseguiria, mas ganhei o primeiro lugar na primeira competição. Isso motiva os outros a competirem sem medo”, afirmou o atleta.

 

Na natação, um dos talentos que também saiu do primeiro dia com uma medalha no peito foi Kevyn Rocha Veríssimo. Na natação, nos 100 metros livre, ele superou todos os adversários. Para o estudante, apesar do costume em encarar as piscinas, cada competição é um novo desafio.

 

“Quando temos que nadar com muito mais gente assim, ficamos nervosos, mas eu sempre vou dar o meu melhor. A expectativa é levar muitos ouros para o Distrito Federal”, afirmou confiante.

 

Apesar do nervosismo, Kevyn já garantiu um ouro para a delegação do DF | Foto: Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Segundo Halley Pereira, técnico do atletismo da delegação do DF, o evento vai além de celebrar o esporte; é um testemunho do poder transformador da inclusão. “Os Jogos Paralímpicos Escolares Nacionais proporcionam uma plataforma inspiradora para os atletas mostrarem suas habilidades físicas e a importância da igualdade e oportunidade”, destaca.

 

As Paralimpíadas Escolares Nacionais continuam a oferecer momentos de superação, onde os atletas se tornam verdadeiros exemplos de resiliência e determinação. A expectativa é que, até o último dia de competição, mais conquistas e histórias inspiradoras surjam para o DF, deixando um legado nos resultados dos jogos e na conscientização sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

 

Governo do Distrito Federal