13/02/23 às 15h46 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Ano letivo começa com entrega de novos uniformes aos alunos da rede pública do DF

Primeiras peças foram recebidas por estudantes da Escola Classe 02 da Estrutural, que participaram de um desfile

Thaís Rohrer*, Ascom/SEEDF

O ano letivo da rede pública de ensino do Distrito Federal começou com uma grande novidade. Pela primeira vez, os 475 mil alunos vão receber um kit completo de uniforme – serão mais de 3 milhões de peças padronizadas para todo o sistema educacional. Nesta segunda-feira (13), a governadora em exercício Celina Leão esteve na Escola Classe 02 da Estrutural para fazer a entrega simbólica de 250 conjuntos ao lado da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Estudantes da EC 02 foram protagonistas do desfile que marcou a entrega simbólica dos novos uniformes.  Eles mostraram na passarela as peças que serão entregues para todos os estudantes da rede pública até o mês de maio. Os modelos de uniforme seguem a cores Pantone 290 C e 19-4052 Classic Blue, que são em tons de azul.

Estudantes da EC 02 foram protagonistas do desfile que marcou a entrega simbólica dos novos uniformes. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Esse processo começou no ano passado, quando identificamos a necessidade de todos os estudantes da rede pública terem acesso ao uniforme completo. Nosso governo quer acabar com as desigualdades, e uma das desigualdades que tínhamos era dar o uniforme apenas para uma parcela de alunos. Hoje vamos iniciar a distribuição de uniforme para que todos os estudantes tenham a mesma oportunidade”, destacou governadora em exercício, Celina Leão, durante o evento.

Estão sendo fabricadas 3 milhões de peças para atender os alunos das unidades públicas do DF. A entrega começou a ser feita no mês de fevereiro e segue até maio. Enquanto todos não receberem os novos uniformes, os alunos poderão utilizar o modelo anterior. Cada estudante da rede pública receberá sete peças no total, entre modelos de camisetas (manga curta e regata), bermuda, calça e blusa de frio.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, deixou um recado aos estudantes. “Todo dia haverá entrega de uniformes nas escolas da rede. Até março teremos as peças do kit de verão e, em abril, os estudantes vão começar a receber as peças de inverno para o friozinho de Brasília. Esse é um momento de alegria. Cuidem desse uniforme que foi pensado com muito carinho para vocês”.

Os alunos Maria Vitória Ferreira e Gean Carlos Silva, ambos de 9 anos, desfilaram na passarela da EC 02 da Estrutural com os uniformes e contam que amaram a novidade. “Eu gostei porque vamos receber o uniforme completo gratuitamente. Antes eu tinha só a blusa, mas agora terei o uniforme todo”, conta Maria Vitória. “Eu já gostava de vir para escola, principalmente de estudar matemática, agora vai ser melhor porque tenho o uniforme”, completa o colega Gean. Os dois cursam o 4º ano do ensino fundamental.

Maria Vitória e Gean mostram orgulhosos o novo uniforme da rede pública que será distribuído gratuitamente. Foto: Mary Leal. Ascom/SEEDF

Os 700 estudantes da EC 02 da Estrutural receberão os uniformes ao longo desta primeira semana de aula. A unidade oferta educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental.

Gratidão pelo dia de hoje. É a realização de um sonho o início dessa distribuição dos uniformes. Eu participei da equipe que idealizou esses modelos e é muito bom ver já ver estudantes vestindo as peças”, conta a Fernanda Mateus, coordenadora da Coordenação Regional de Ensino do Guará.

Nos anos anteriores, o uniforme completo só era fornecido a beneficiários de programas sociais e para famílias de baixa renda. Os demais alunos pagavam cerca de R$ 25 por cada peça.

A principal intenção desse uniforme é a inclusão porque toda providência da educação atualmente teve se voltar para esse sentido. “Dar uniforme apenas para um grupo é rotular esses alunos. Qualquer política da rede pública deve possibilitar a inclusão e melhorar de forma coletiva o ensino e o aprendizado. Isso vai se refletir no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na autoestima e na vontade de ir para escola”, destaca o subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais, Nivaldo Félix.

Novos uniformes escolares da rede pública de ensino do DF