29/04/24 às 16h08 - Atualizado em 30/04/24 às 11h12

Atendimento itinerante da Defensoria Pública do DF é inaugurado em escola de Planaltina

Carreta ficará até terça (30) no CEM 01 de Planaltina e depois seguirá para outras regionais de ensino

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

O serviço vai passar por escolas das 14 regionais de ensino, ficando dois dias em cada uma delas | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

O Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Planaltina foi a escola escolhida para a inauguração da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), exclusiva para atendimentos nas escolas públicas. O CEM 01 receberá a carreta nesta segunda (29) e terça-feira (30), das 9h às 16h, e depois outras escolas das 14 regionais de ensino do DF receberão o serviço.

O intuito é que o equipamento, parceria entre a Defensoria Pública do DF (DPDF) e a Secretaria de Educação do DF (SEE/DF), ofereça serviços jurídicos aos estudantes e suas famílias, facilitando o acesso à Justiça, a resolução de problemas jurídicos e fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os serviços prestados pela DPDF.

O subdefensor público-geral da Defensoria Pública do DF, Fabrício Rodrigues, explica que o intuito é levar até a comunidade escolar atendimento jurídico e psicossocial, além de exames de DNA gratuitos, por meio do projeto Paternidade Responsável. “Queremos acolher os alunos e suas famílias e levar essa conscientização para as escolas“, ressalta.

Esse projeto vai rodar as 14 regionais de ensino, ficando dois dias em cada uma delas, proporcionando serviços como testes de DNA e revisão de pensão alimentícia, sempre pensando na integridade dos nossos alunos e suas famílias. Esperamos que as comunidades aproveitem essa iniciativa”, explica Fernanda Matheus Melo, subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF.

Autoridades se reuniram na inauguração da unidade móvel nesta segunda-feira (29) | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Com a chegada da nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante, a DPDF contará com três equipamentos móveis para percorrer as regiões do DF e, assim, cumprir a missão de garantir os direitos fundamentais das famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, a DPDF conta também com vans adaptadas.

Eu fiquei sabendo dessa ação pelas redes sociais e vim solicitar uma revisão de pensão de alimentos. Com isso, vou conseguir adiantar esse processo em mais de um mês, vai adiantar a minha vida”, comenta Thatiana de Souza, moradora de Arapoanga que foi atendida pela carreta.

Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF

Unidade descentraliza o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Maior equipamento itinerante de atendimento jurídico da América Latina, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF tem como intuito descentralizar o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) da instituição, aproximando a Defensoria Pública do DF das comunidades hipossuficientes.

Conhecida como carreta da Defensoria, a unidade percorre diversas regiões do DF para cumprir sua missão de garantir os direitos fundamentais das famílias em situação de vulnerabilidade, disponibilizando todos os serviços básicos da instituição e outras especificidades, de acordo com o estudo prévio das demandas de cada localidade.