13/09/23 às 9h08 - Atualizado em 13/09/23 às 13h18

Atletas antes rivais se tornam dupla medalhista em Ribeirão Preto

A dupla do DF Pedro e Guilherme, que ganhou o bronze no tênis de mesa, costumava se enfrentar em competições

Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Pedro Costa de Oliveira, 17 anos, e Guilherme de Araújo, 16, se destacaram por sua comunicação, seus contextos diferentes e por serem, ordinariamente, adversários em competições, além da medalha que conquistaram | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Que o esporte é instrumento de crescimento individual e interação social todo mundo sabe. Mas os Jogos da Juventude 2023 mostram essa teoria na prática. Depois de se enfrentarem em competições de tênis de mesa durante anos, a dupla de mesatenistas do DF Pedro e Guilherme subiu ao pódio e levou a medalha de bronze na competição que acontece até o dia 16 de setembro em Ribeirão Preto (SP).

Dos mais de 4,5 mil atletas que participam do evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) – 155 deles representam o DF graças a uma parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) -, Pedro Costa de Oliveira. 17 anos, e Guilherme de Araújo, 16, se destacaram por sua comunicação, seus contextos diferentes e por serem, ordinariamente, adversários em competições, além da medalha que conquistaram.

Pedro e Guilherme já competiram em jogos regionais e nacionais e em muitas dessas vezes jogaram um contra o outro. Tal rivalidade não foi o suficiente para diminuir o espírito esportivo e maturidade dos atletas que ficaram amigos dentro e fora das quadras.

Na quadra em que aconteciam vários jogos simultâneos de tênis de mesa, a dupla brasiliense era a que mais dialogava entre si. Os atletas ouviam com humildade e atenção quando o companheiro indicava mudanças e estratégia necessárias para vencerem seus adversários. Essa interação foi chave para seu desempenho na modalidade.

Guilherme explica a importância do diálogo entre a dupla durante a competição. “Vendo de fora, você consegue avaliar muito sobre o oponente, então era importante dar dicas um pro outro de como melhorarmos e tentarmos nos ajudar”, diz. “Comunicação melhora o entrosamento dos jogadores, melhora o jogo e nos deixa mais confiantes”, acrescenta. Pedro deixa um conselho aos outros jovens atletas que buscam ser melhores em suas respectivas modalidades. “Não desanimem e não desistam. Continuem tentando.”

Os atletas

Pedro, que é estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 05 de Taguatinga, joga tênis de mesa há mais de dez anos. O atleta foi inspirado por seu pai, que também já participou de competições na modalidade. Ele já participou de outros jogos regionais e nacionais e demonstra sua gratidão. “Além da saúde, o esporte me motivou a ficar fora do mau caminho. Me sinto muito motivado na vida”, fala.

Já Guilherme tem um contexto de vida diferente. Ele estuda no Centro Educacional Leonardo da Vinci, na Asa Norte, e, por intermédio de um colega – que praticava o esporte – se interessou em jogar tênis de mesa. O atleta  treina há quatro anos, mas a pouca experiência, na opinião de alguns, são compensados pelo talento e esforço. Guilherme participou de seus primeiros Jogos da Juventude em 2023. “Vou levar comigo as amizades e o que aprendi com a oportunidade de conhecer pessoas de outros esportes, pois entendi muito sobre as outras modalidades.”