Consulta encerrada.
A Secretaria de Educação convida todos os profissionais que compõem os espaços de atuação da Educação Especial, demais profissionais da educação, membros de órgãos e instituições interessadas, organizações da sociedade civil.
O objetivo é orientar e melhorar as práticas educacionais alinhando-as com as últimas diretrizes, para garantir a qualidade e a eficácia do ensino especial.
O pressuposto básico da Educação Especial é a acessibilidade do estudante com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA, Superdotação/Altas Habilidades e do Programa de Educação Precoce à educação de qualidade, preferencialmente, em ambientes inclusivos, a fim de que se beneficiem das oportunidades educacionais que favoreçam seu acesso e permanência no sistema escolar.
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Currículo e Metodologias de Ensino: Certifiquem-se de que o que foi proposto atenda as necessidades individuais de cada estudante, considerando suas habilidades, interesses e objetivos de aprendizagem.
Avaliação e Adaptações. Curriculares: Revisem as práticas de avaliação e adequações curriculares para garantir que sejam inclusivas e equitativas, permitindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de demonstrar seu conhecimento e progresso de maneira significativa.
Os Recursos e os Suportes: Verifiquem se o documento inclui informações atualizadas sobre os recursos e suportes disponíveis para os estudantes com necessidades especiais, tanto dentro da unidade escolar quanto na comunidade. Isso pode incluir tecnologia assistiva, apoio de profissionais especializados, serviços de saúde e apoio emocional, entre outros.
Colaboração e Parcerias: Destaquem a importância da colaboração entre os membros da equipe pedagógica, familiares dos estudantes e profissionais externos, como terapeutas e assistentes sociais, para garantir uma abordagem holística e integrada no suporte aos estudantes com necessidades especiais.
Antes de participar, sugerimos que faça a leitura dos documentos de apoios atuais ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Acesse e preencha o formulário que deseja registrar sua contribuição
Fundamentos legais e bases conceituais
↳ Fundamentação legal e princípios
↳ Caracterização do público da educação especial
↳ A educação especial no distrito Federal: histórico e perspectivas atuais, concepção curricular e o professor da educação especial
Serviços de educação especial
↳ Classes comuns do ensino regular, classes especiais, classe de educação bilíngue
↳ Salas de recursos, atendimento educacional especializado, atendimento educacional especializado ao estudante com altas habilidades/superdotação
↳ Centro de ensino especial, centro de ensino especial de deficientes visuais
↳ Centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual, centro de capacitação para profissionais da educação e de atendimento ao estudante surdo, classe de hospitalares, atendimento domiciliar, parcerias e convênios
Diretrizes
↳ Diretrizes operacionais da educação de jovens e adultos da rede pública de ensino do Distrito Federal – EJA interventiva
Vamos juntos garantir a construção coletiva e
democrática na reelaboração do documento.
Sua participação é muito importante!
Realização:
Secretaria de Estado de Educação do DF
Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral
Diretoria de Educação Inclusiva e Atendimentos Educacionais Especializados