Plataforma Google Sala de Aula registra mais de 467 mil acessos nos três primeiros dias do ano letivo
Íris Cruz, Ascom/SEEDF
Nos primeiros três dias no ano letivo 2021, a plataforma Google Sala de Aula da Secretaria de Educação, usada pelos estudantes da rede pública de ensino no DF, registrou 467.614 acessos. O número é 185% maior que os 163.601 registros do ano passado, quando a ferramenta começou a ser usada.
Para o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (SUPLAV), Ernany Almeida, o aumento expressivo se dá pelo fato de a comunidade escolar estar familiarizada com a mediação das aulas pela tecnologia.
“Conseguimos, através de ações exitosas, mobilizar a comunidade no engajamento à adesão às aulas on-line, de forma que a quantidade de acessos on-line à plataforma, comparados ao número de estudantes matriculados na rede de ensino, são números muito próximos da quantidade de alunos que frequentam a escola normalmente”, diz.
Número de acessos nos três primeiros dias de cada ano | |||||
CRE | 2020 | 2021 | |||
Brazlândia | 2.572 | 13.731 | |||
Ceilândia | 57.848 | 70.644 | |||
Gama | 4.490 | 32.920 | |||
Guará | 338 | 19.500 | |||
Núcleo Bandeirante | 2.828 | 26.951 | |||
Paranoá | 411 | 16.760 | |||
Planaltina | 30.027 | 36.185 | |||
Plano Piloto | 19.018 | 66.686 | |||
Recanto das Emas | 863 | 23.366 | |||
Samambaia | 9.984 | 40.190 | |||
Santa Maria | 3.365 | 25.225 | |||
São Sebastião | 2.897 | 15.353 | |||
Sobradinho | 4.635 | 24.770 | |||
Taguatinga | 24.325 | 55.333 | |||
Total | 163.601 | 467.614 | |||
Clique no gráfico abaixo e acesse a apuração dos dados ao longo do ciclo
Ainda de acordo com o subsecretário, apesar da pandemia, a rede pública busca aprimorar o processo de aprendizado no meio virtual. “Os dados indicam um grande avanço ao percebermos que os estudantes e responsáveis estão conseguindo acompanhar o que é proposto pelos professores de maneira clara e acessível. A plataforma Escola em Casa, aliada à contratação de Internet reversa, é uma alternativa de ensino eficaz e com grande capilaridade no público-alvo”, acrescenta.
A Secretaria de Educação acompanha a evolução dos dados da plataforma para atender todos os estudantes de forma uniforme e em condições adequadas.
“Estamos fazendo um esforço conjunto executado pela equipe técnica, que deu todo o suporte para que a plataforma Escola em Casa estivesse pronta para uso, com os estudantes cadastrados e habilitados, professores preparados para aderir ao ambiente virtual e ministrar suas atividades. Além disso, há o trabalho realizado junto às Coordenações Regionais de Ensino. Juntos, temos que monitorar o tempo inteiro para que possíveis falhas sejam corrigidas durante o uso da plataforma”, enfatiza Ernany Almeida.