15/05/19 às 14h11 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Avaliações de Acompanhamento das Aprendizagens estão disponíveis

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Estão disponíveis os documentos para as Avaliações de Acompanhamento das Aprendizagens do 1° Bimestre para estudantes do 4° ao 9° ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio dos componentes língua portuguesa e matemática. Os documentos podem ser acessados on-line. A reprodução e aplicação das provas deve ocorrer até o dia 24 de maio.

Veja o cronograma de atividades

Período         Atividade
13/05 a 24/05 Reprodução e aplicação das avaliações de acompanhamento das unidades escolares
20/05 a 0706 Lançamento das respostas no Sistema de Avaliação em Destaque
10/06 a 14/06 Análise dos relatórios e planejamento de estratégias interventivas
17/06 a 28/06 Implementação das estratégias interventivas

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

As avaliações foram elaboradas em conformidade com a organização bimestral do Currículo em Movimento. O objetivo dessa ação é promover o acompanhamento contínuo das aprendizagens dos estudantes, como mais um instrumento de suporte para as unidades escolares da rede. A SEEDF disponibilizará um material pedagógico específico para as unidades participantes do Programa Escolas que Queremos para ajudá-las a superar as fragilidades diagnosticadas nessas avaliações.

No site da prova está disponível material pedagógico com revisões para auxiliar as escolas no desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula e preparação para Avaliações de Acompanhamento das Aprendizagens.

Todos os resultados das provas serão consultados para definição de estratégias direcionadas a aprendizagem daqueles conteúdos que não foram alcançados satisfatoriamente.

Esse processo de revisão, aplicação de provas e ações para melhorias no ensino é constante. Uma primeira avaliação já foi feita nas escolas da rede pública de ensino com Avaliações de Aprendizagens de português e matemática nos meses de fevereiro e março para nortear o trabalho pedagógico.

Os resultados vão permitir a identificação das principais fragilidades dos alunos e proporcionar aos professores um diagnóstico para atuarem com foco nos problemas detectados.