Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/03/24 às 16h21 - Atualizado em 6/03/24 às 17h34

Biblioteca Escolar Comunitária Valéria Jardim celebra Dia da Mulher com semana de eventos

Diferentes ações, como exposições, apresentação de dança, contação de histórias, foram realizadas

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Ação faz parte de uma semana de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Desde o início da semana, a Biblioteca Escolar Comunitária Valéria Jardim (BECVJ) de Taguatinga celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta (8). Nesta terça-feira (5), a exposição “Mulheres Empoderadas” foi aberta como parte da programação. Para representar a liberdade e a reivindicação de direito sobre o próprio corpo, foi realizada ainda uma apresentação artística de dança do ventre. As ações da Biblioteca fazem parte da semana de celebrações relativas ao Dia Internacional da Mulher.

 

Idealizado pela coordenadora da BECVJ, Sandra Sousa, o encontro abriu o debate sobre empoderamento feminino na sociedade e convocou a comunidade escolar para dialogar sobre os direitos da mulher. “Promover ações que enaltecem o empoderamento feminino é de extrema importância para alcançar a igualdade de gênero e construir uma sociedade mais justa e inclusiva“, destacou a coordenadora da Biblioteca.

 

No decorrer da exposição, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar depoimentos pessoais e expor contribuições acerca da temática. A partilha das vivências é fundamental para que haja identificação e apoio mútuo entre as mulheres, que avançam na consciência de seus direitos.

 

Estas ações contribuem para a construção de modelos positivos para as futuras gerações. Ao verem mulheres bem-sucedidas, independentes e empoderadas, a jovens e jovens meninas são inspiradas a buscar seus próprios sonhos, desafiando padrões de gênero e superando barreiras que antes eram consideradas intransponíveis“, explica Sandra.

 

Painel

 

Frequentadoras puderam interagir com painel de mulheres empoderadas | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Foi articulado ainda, pelos educadores, um painel sobre mulheres empoderadas na história da humanidade, como Joana D’arc e Anita Garibaldi. O intuito do painel é reforçar que, em vários espaços diferentes da sociedade, existem mulheres bem-sucedidas e poderosas, que marcaram a história.

 

O painel traçava uma linha do tempo de conquistas importantes para as mulheres ao longo da história, muitas relacionadas ao direito à educação. Veja algumas datas importantes:

 

1827: as mulheres reivindicaram o direito de frequentar a escola
1879: as mulheres reivindicaram o direito de ingressar em cursos superiores
1910: o primeiro partido feminino foi fundado
1932: foi conquistado o direito de voto às mulheres
1962: o direito de trabalhar, sem a autorização dos maridos, foi conquistado
2006: foi promulgada a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência doméstica
2015: foi promulgada a Lei do Feminicídio
2018: foi criminalizada a importunação sexual

 

Bibliotecas Escolares Comunitárias

 

As Bibliotecas Escolares Comunitárias (BECs), como a BEC Valéria Jardim, localizada em Taguatinga, são bibliotecas abertas para a comunidade escolar e para a comunidade em geral. São espaços importantes para a realização de diversas atividades pedagógicas e culturais que aproximam a comunidade da escola.

 

A SEEDF mantém 417 bibliotecas escolares e 8 bibliotecas escolares-comunitárias que, além de atender alunos da rede, podem ser usadas pelo público durante todo o dia e à noite em alguns casos. Juntas, as Bibliotecas Escolares Comunitárias têm um acervo de quase 100 mil livros que podem ser consultados e emprestados aos usuários, mediante cadastro. Além de oferecerem uma vasta programação cultural, como exposições, saraus e chás literários.

Governo do Distrito Federal