Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/12/21 às 16h29 - Atualizado em 22/12/21 às 16h39

Busca-se assistentes de alfabetização

Inscrições abertas e processo seletivo simplificado para maiores de 16 anos

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

img-responsiva

 

Está aberto o Processo Seletivo Simplificado para assistentes de alfabetização do Programa Tempo de Aprender para o ano letivo de 2022. A seleção foi publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira, 22, com duas fases no processo: análise de currículo e entrevista.  Pode participar da seleção qualquer cidadão maior de 16 anos de idade.

 

O trabalho é desenvolvido dentro das salas de aula do ensino fundamental anos iniciais. O assistente atua como auxiliar do professor alfabetizador, em atividades de acompanhamento dos estudantes e de manejo da sala de aula.

 

Os assistentes de alfabetização trabalham de forma voluntária e recebem apoio financeiro mensal por meio de repasse de recursos de custeio, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O valor é de R$ 300 por mês, por turma, para assistente de alfabetização voluntário nas unidades escolares vulneráveis. Nas demais escolas, R$ 150 por mês, por turma.

 

O candidato realizará a inscrição na escola em que deseja concorrer a vaga pretendida. A lista de locais em que os interessados podem se inscrever está no edital.

 

O cronograma de datas para entrega de documentos, entrevistas, resultados e demais fases do processo seletivo será divulgado e conduzido pela própria unidade escolar. Cada uma deve publicar as informações em local visível e de fácil acesso aos candidatos.

 

O número de vagas para assistentes de alfabetização do Programa Tempo de Aprender serão disponibilizadas posteriormente conforme a base nas matrículas das turmas da rede pública do DF, que é finalizada no início de 2022, e também ,de acordo com a verba disponibilizada pelo PDDE.

 

Saiba mais

 

O Tempo de Aprender é um programa de alfabetização idealizado pelo Ministério da Educação com objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. A iniciativa propõe ações estruturadas em quatro eixos.

 

Eixo 1– Formação continuada de profissionais da alfabetização.

Eixo 2 – Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização.

Eixo 3 – Aprimoramento das avaliações da alfabetização.

Eixo 4 – Valorização dos profissionais da alfabetização.

 

____MAIS INFORMAÇÕES________________

  Portaria n° 678/2021    |    Programa Tempo de Aprender