26/03/19 às 19h20 - Atualizado em 6/10/22 às 18h58

Café Pedagógico valoriza iniciativas de sucesso

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

O 1º Café Pedagógico promovido pela Secretaria de Educação do DF marca a divulgação de ações positivas já desenvolvidas em escolas de ensino médio da rede pública do DF. O encontro foi uma oportunidade para que gestores de 13 unidades educacionais mostrassem ações e projetos inspiradores. A reunião ocorreu nesta terça-feira, na Residência Oficial do Governador.

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

“Precisamos reconhecer o que já é excelente na Secretaria. Vocês merecem nossa admiração, respeito e gratidão pelo trabalho que está sendo desenvolvido com sucesso. Queremos aprender com vocês para mostrar mais opções de trabalho para outras escolas”, destacou o secretário de Educação do DF, Rafael Parente.

“Meu maior anseio é ouvir vocês e multiplicar essas ações que são tão valiosas”, completou Jackeline Domingues, subsecretária de Educação Básica da SEEDF.

Os representantes das escolas também receberam um certificado de menção honrosa pelo trabalho de excelência desenvolvido nas escolas. A proposta da SEEDF é que os Cafés Pedagógicos continuem no decorrer do ano para mostrar as iniciativas em educação com excelência que estão espalhadas por todas as coordenações regionais de ensino.

O vice-diretor do Centro Educacional 2 do Cruzeiro, Wilson Alves, contou um pouco das ações desenvolvidas no local. “A educação passa muito por um ambiente adequado e equilibrado. Começamos com a atividades para manter o local limpo e sem pichação. Atualmente nossos estudantes acreditam na beleza da escola. Também estimulamos o diálogo e a mansidão dos jovens, bem como a aproximação da escola com os pais”, afirma. Outra ação de sucesso no local é a integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação profissional.

A diretora do Centro Educacional 7 de Taguatinga, Ana Célia, contou orgulhosa que o ativo mais importante da escola em que trabalha é o grupo de funcionários. “Temos o que há de melhor na Secretaria, os profissionais. Temos muitos desafios na estrutura, mas conseguimos ultrapassar várias barreiras”, afirmou. A escola tem projetos de robótica, experimentos científicos, cursinho para preparação no vestibular, entre outros.

As 13 escolas foram escolhidas levando em conta principalmente o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultados em simulados e projetos. As inciativas das escolas são das mais diversificadas, vão desde simples ações de incentivo ao diálogo entre professores e estudantes, até projetos científicos e aulas de música.

Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

As informações e trocas de experiências desses momentos vão subsidiar as subsecretarias a buscar melhorias e projetos pedagógicos de ainda mais qualidade na rede.

A secretária adjunta de Organização do Trabalho Pedagógico da SEEDF, Janaína Almeida, frisou a importância do trabalho em equipe para que as escolas consigam desenvolver ações de excelência na educação. Além disso, lembrou que a rede pública já tem ótimos resultados que devem ser divulgados para que novas escolas trilhem o mesmo caminho.

Confira as escolas agraciadas:

Centro Educacional Myriam Ervilha

Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia