Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/04/24 às 13h27 - Atualizado em 3/04/24 às 13h27

Campanha nacional pela vacinação chega em escola pública da Asa Norte

Ação de multivacinação infantil foi realizada nesta quarta (3) no Centro de Ensino Fundamental 306 Norte

Por Camila Costa, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

 

Iniciativa reforça a necessidade de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O Centro de Ensino Fundamental 306, na Asa Norte, foi palco nesta quarta-feira (3) de uma importante ação para conscientizar pais, responsáveis e toda comunidade escolar sobre a importância da vacinação infantil. O Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, coordenado pelo Ministério da Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), reforça a necessidade de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade com os imunizantes ofertados na multivacinação infantil.

 

Começamos nessa energia, nesse ambiente lindo e que nos traz boas lembranças, no meu caso, lá de Caruaru (PE). Nossa equipe trabalha diuturnamente vacinando a população. Hoje, vamos às escolas, feiras, shoppings, ao zoológico. Estamos em um momento que não dá mais para esperarmos na sala da vacina, temos que ir onde a população está. E estamos orgulhosos dos números que podemos apresentar”, disse a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

 

Nesta fase do movimento, o CEF da 306 Norte foi a primeira unidade a receber a iniciativa. A escola atende 440 alunos do 1° ao 7° anos. A estudante Cecília Sousa Paiva, do 6° ano, 11 anos, está com o cartão de vacinas em dia. A aluna conta que toda a família se preocupa com essa atitude. “Quando eu era pequena, chorava para vacinar porque tinha medo. Hoje, choro para ir vacinar”, afirmou a estudante.

 

A estudante Ana Gabriela Lima, de 13 anos, recebeu o imunizante contra a gripe | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Ana Gabriela Lima, de 13 anos, fala sobre a importância da cobertura vacinal para as crianças. “A vacina é muito importante para a nossa saúde, pois a gente precisa estar saudável para estudar. Além dos benefícios, é gratuita, então não tem desculpa, todos precisam estar imunizados”, explica a estudante que recebeu o imunizante contra a gripe.

 

A vacina é muito importante para a nossa saúde, pois a gente precisa estar saudável para estudar. Além dos benefícios, é gratuita, então não tem desculpa, todos precisam estar imunizados❞

Ana Gabriela Lima, 13 anos

 

É uma verdadeira festa da saúde em nossa escola, e isso nos enche de orgulho. Fazemos questão de incentivar as crianças a participarem, trazendo suas cadernetas de vacinação completas e garantindo sua proteção. Além disso, a presença do Zé Gotinha é sempre muito bem-vinda, pois desde a nossa infância ele tem sido um símbolo presente, tornando a festa ainda mais especial“, destaca o coordenador substituto da regional de ensino do Plano Piloto, Juarez de Paiva.

 

A ministra da Saúde, Nisia Trindade, também aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe. “É tempo de reconstrução da confiança na ciência, na saúde, porque a vacina salva as nossas vidas”, comentou a ministra.

Governo do Distrito Federal