26/04/19 às 15h44 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Caravana conhece a realidade do Gama

Guilherme Marinho, Ascom/SEEDF

A Caravana da Educação desta sexta-feira (26) visita escolas da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Gama. A secretaria itinerante é uma ação que promove a aproximação do núcleo central da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com as unidades escolares de ensino público do DF. O secretário de Educação, Rafael Parente, avalia que os encontros proporcionam benefícios para todos. “Mais uma vez tivemos experiências incríveis e emocionantes nas escolas, que realizam um trabalho sensacional. Todas as unidades estão lindas e bacanas. As pessoas felizes com as visitas e querendo mostrar o trabalho delas. É uma manhã de muita emoção. A melhor parte do trabalho”, revela o titular da SEEDF.

Rafael Parente visita escolas do Gama. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O Centro de Ensino Especial (CEE) 01 do Gama foi a primeira parada da van. A escola recebe estudantes com todos os tipos de deficiências, desde recém-nascidos até idosos. Atualmente, há cerca de 480 matriculados na unidade. Mais 350 alunos de outras escolas que possuem classe inclusiva também frequentam o CEE 01. Érica Fernandes trabalha com ensino especial há 21 anos e elenca três fatores que fazem a Secretaria Itinerante ser essencial. “O primeiro é a SEEDF conhecer de fato o que acontece nas escolas. O segundo é que nós, professores, necessitamos mostrar nosso trabalho e nem sempre temos a oportunidade. Terceiro, é a humanização de você se sentir mais perto da sua chefia imediata. Isso faz com que o profissional seja motivado e o trabalho se transforme em algo construído junto”, enumera a professora.

A segunda visita da van foi surpresa, no Caic Carlos Castello Branco. A unidade funciona provisoriamente em uma estrutura emprestada da Escola Classe 29 desde junho de 2018. O colégio atende 250 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além de 54 crianças em creche integral. Yeda Alves Vieira, diretora da Caic Castello Branco, diz que receber a caravana abre a possibilidade de apresentar de forma clara o que acontece na unidade. “Acho muito importante a visita do secretario com a comissão porque assim se conhece a realidade in loco. Estar aqui, ver as nossas dificuldades e necessidades faz toda a diferença”, afirma Yeda.

Inclusão

Alunos do CEd Gesner Teixeira jogaram capoeira com o secretário de Educação do DF. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O Centro de Ensino Infantil (CEI) 01 da região administrativa é uma escola referência na educação dos pequeninos e foi a terceira parada da van da Educação. Totalmente equipada, com banheiros em todas as salas de aula e com turmas especiais para estudantes autistas, a unidade encantou os visitantes. Angélica Souza, diretora do CEI 01, concorda com a colega do Caic. “É importante para que as pessoas conheçam o trabalho que a escola desenvolve”, analisa.

No fim da manhã, a caravana parou Centro Educacional (CEd) Gesner Teixeira. A escola funciona em três turnos e recebe alunos que estão no ensino fundamental e em todas as modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, são cerca de 1.400 estudantes. Logo na chegada ao CEd, a equipe gestora da SEEDF assistiu à apresentação de uma roda de capoeira. O secretário de educação aproveitou e fez a entrega do novo parquinho para as crianças da unidade.

Criançada se animou com a inauguração do parquinho no CEd Gesner Teixeira. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A diretora do Gesner Teixeira, Leila Cunha Albuquerque, analisa a importância de levar em consideração as especificidades das regiões onde estão inseridos os colégios. “Cada escola tem uma realidade. Apenar dos problemas serem parecidos, cada comunidade tem suas demandas específicas. Nós atendemos a elas de acordo com o que a população precisa. Ele (Rafael Parente) vir e ter esse olhar, é inédito, nunca tivemos esse tipo de visita. Acredito ser muito significativo”.

Saúde mental

O CEd Gesner Teixeira possui um espaço dedicado à saúde mental, montado em parceria com a Secretaria de Saúde. A sala multifuncional funciona como um local de acolhimento, formação e práticas integradas à saúde – como reike, meditação e roda de terapia. Hoje, um cantinho inspirado no que foi desenvolvido no Gesner Teixeira é inaugurado na Coordenação Regional de Ensino do Gama. Com a mesma proposta, o Espaço do Olhar vai receber profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar para práticas de automassagem, tai chi chuan, yoga e técnicas de redução de estresse, entre outras.

Reunião

Até o fim do dia, mais três unidades de ensino da rede pública do DF vão receber a van da Educação. Ao final dos encontros, a equipe gestora da SEEDF se reúne com a equipe da Coordenação Regional de Ensino do Gama para avaliarem as visitas e traçar estratégias para melhorar o desenvolvimento educacional da região.

Caravana da Educação