31/05/19 às 18h33 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Caravana conversa com escolas de Brazlândia

Guilherme Marinho, Ascom/SEEDF

A Caravana da Educação esteve em Brazlândia, nona parada do projeto. A cidade possui 37 escolas,

EC Chapadinha recebe equipe gestora da SEEDF, em Brazlândia. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

sendo 13 na zona rural. Nesta sexta-feira (31/5), a secretaria itinerante dialogou com as unidades de ensino da região. O objetivo da iniciativa é promover a escuta sensível das demandas locais. O secretário de Educação, Rafael Parente, salienta que vivenciar a rotina dos professores, gestores e estudantes da rede é fundamental para se atingir excelência na Educação. “É muito importante este trabalho. É nesse momento que a secretaria pode conhecer as especificidades de cada escola e buscar soluções para dificuldades que possam existir. É um momento para acolher os profissionais da casa e mostrar aos alunos que a secretaria está preocupada com o futuro deles”, afirma.

A primeira unidade a receber a van da Educação foi a Escola Classe (EC) Chapadinha. A diretora, Jacirene de Oliveira, contou que a estrutura nasceu em 1985 para atender a um pequeno número de alunos – filhos de agricultores, chacareiros e caseiros da região. “Trinta e quatro anos depois, a gente tem cerca de 200 crianças matriculadas, desde o ensino infantil até o 5º ano do fundamental”, disse. Para Jacirene, a ocasião não poderia ser melhor. “Foi perfeita. Enquanto gestora, dá segurança vocês saber que não está sozinha com os problemas”, afirmou.

A professora de uma turma de 4º ano na Chapadinha, Léia Lima, acredita que, devido à escola estar na zona rural, os alunos se veem distantes do que acontece na cidade como um todo. “Essa aproximação é muito importante. As crianças se sentem prestigiadas e nós podemos mostrar o que a gente faz e eu me senti valorizada”, revelou.

CEM 2 de Brazlândia recebe a Caravana da Educação. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A segunda parada da van foi no Centro de Educação Infantil (CEI) 2, com 480 alunos de 3 a 5 anos. Inaugurado em 2012, o espaço conta com parquinhos, quadra coberta, biblioteca e uma sala interativa com equipamento de aúdio, vídeo e tablets. A professora Sílvia Monteiro estava no pátio com a turminha do 2º período e conversou com o secretário. Para ela, a experiência foi muito válida. “É bom para conhecer o espaço e nossa galerinha. As crianças ficaram superanimadas. Foi ótimo! ”, falou sorridente. A diretora do CEI 2, Vânira Vieira, viu a visita como uma oportunidade de troca de ideias. “Os nossos professores ficaram entusiasmados quando o secretário se dispôs a resolver nossas questões pedagógicas”, garantiu.

Em seguida, a equipe diretiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) pôde conhecer o Centro de Ensino Médio (CEM) 2 de Brazlândia. A escola atende a 1.400 alunos do ensino médio e EJA 3º segmento. Construída há 20 anos, a estrutura possui quadra coberta, biblioteca e laboratório de informática. O diretor da unidade, Ricardo Cardoso, é professor da rede pública há 11 anos e espera que programas como a Secretaria Itinerante cresçam e deem frutos. “A sede nunca vem à escola, e esse contato é o primeiro e fundamental passo para melhorar o trabalho nas escolas. Todos precisam conversar: sede, escola e regional de ensino. É preciso estreitar essas relações”, avaliou.

A Caravana da Educação desta sexta passou ainda por mais cinco escolas da região: CED 2, CEF 1, CEM 1, EC 1 Incra 8 e CED 8.

Ao final, a comitiva sempre se reúne com a Coordenação Regional de Ensino para fazer um balanço dos locais visitados. A Secretaria Itinerante já visitou unidades de Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Taguatinga, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante.

Caravana da Educação- Brazlândia