29/05/19 às 19h21 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Caravana da Educação visita o Núcleo Bandeirante

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

O Centro Educacional Vargem Bonita, no Park Way, prova que tecnologia, educação e produção rural têm tudo a ver. A escola foi anfitriã da Caravana da Educação na tarde desta quarta-feira (29/5). Um dos principais projetos desenvolvidos na unidade é a horta inteligente, que utiliza sistemas digitais para o controle da irrigação. Para isso, 148 estudantes têm aula de robótica, incluindo um grupo especialmente voltado para meninas.

Em seguida, a comitiva seguiu para uma visita surpresa ao CED Agrourbano, no Riacho Fundo II. A escola é reconhecida e premiada internacionalmente pelos projetos de sustentabilidade. O professor Leonardo Hatano deu uma aula para a equipe gestora da SEEDF e mostrou hortas, agrofloresta, criação de peixes, captação de água da chuva e outras tantas iniciativas realizadas pelos estudantes. “Vou até filmar para divulgar essa experiência”, afirmou o Secretário de Educação, Rafael Parente, já gravando com o celular o celular.

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Para fechar a programação, a comitiva entrou na área rural do Riacho Fundo para conhecer a Escola Classe Ipê. Os alunos recepcionaram a equipe da Educação com uma apresentação de teatro, contando a história da “Bruxa Cremilda”. O Secretário de Educação agradeceu pelo espetáculo. “A escola de vocês é muito bonita. Vocês, as professoras e a direção estão de parabéns”, concluiu Parente.

Ao fim, o secretário e demais representantes da SEEDF se reuniram para debater sobre as experiências observadas, bem como soluções para as demandas apresentadas pelos gestores das unidades visitadas, com a participação da coordenadora da Regional de Ensino, Ana Maria Alves da Silva. “Quero apenas reconhecer, elogiar e engrandecer o trabalho desenvolvido. Muito, muito obrigada mesmo. Absolutamente todos os gestores elogiaram muito esta iniciativa e reportaram como é importante para as unidades escolares esta proximidade com a SEEDF”, disse a coordenadora após o encontro.

Visitas matutinas

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

A manhã começou com a visita à Escola Classe 02 do Riacho Fundo I, dando início à programação. A unidade faz um trabalho especial no 5º ano do ensino fundamental, preparando os alunos para os anos finais da etapa de ensino.

De lá, a equipe partiu para conhecer duas unidades que estão entre as maiores do DF, ambas também no Riacho Fundo I. O CED 02 atende mais de 1.500 alunos dos anos finais do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA). Em seguida, foi  a vez do CEM 01, que conta com 1.100 alunos.

Em 20/5, a Caravana da Educação esteve no CEF 01 e na EC 01, da Candangolândia.

Neste semestre, a caravana já passou por Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Taguatinga, Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. A ideia é ver de perto as diversas realidades das localidades atendidas pela secretaria e dialogar com as comunidades escolares

Caravana da Educação