Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/10/19 às 23h04 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

CEF 5 do Gama aprova implementação da gestão compartilhada

Unidade escolar é a 12ª a aderir ao projeto

 

Rossana Gasparini/AscomSEEDF

 

Foto: Tiago Cortinaz, SEEDF

Pais, responsáveis, estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama aprovaram, nesta quarta-feira (30), a implementação do Projeto de Gestão Compartilhada. No total, 156 pessoas participam da votação. No resultado final, 75,6% dos que votaram disseram “sim” à gestão compartilhada e 23,7% discordaram da implementação do projeto na unidade escolar. Houve um voto em branco. A apuração foi finalizada por volta de 23h. Essa é a 12ª escola a aderir ao projeto.

 

Antes de votar, a comunidade escolar participou de assembleia, na qual foram apresentados todos os pontos do projeto. Além disso foi aberta oportunidade para que pais, responsáveis, estudantes e professore pudessem tirar dúvidas. A reunião começou por volta de 19h, no CEF 5 do Gama, e seguiu até às 20h30, quando a votação teve início.

 

Foto: Tiago Cortinaz, SEEDF

Assim como as demais escolas que já fazem parte da gestão compartilhada, o CEF 5 do Gama foi escolhido levando-se em consideração o Indicador de Vulnerabilidade Escolar (IVE) que abrange dados de vulnerabilidade social, índices de criminalidade, de desenvolvimento humano e da educação básica. A unidade atende cerca de 600 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e foi inaugurada em 1973.

 

A Secretaria de Educação já cumpriu a meta estipulada pelo governador Ibaneis Rocha para 2019 de inserir 10 escolas da rede pública de ensino do DF no Projeto de Gestão Compartilhada. Entretanto, algumas escolas estão sendo selecionadas ainda este ano para aderirem ao projeto do Ministério da Educação (MEC).

 

A decisão final de quais escolas farão parte do projeto da SEEDF com a Secretaria de Segurança e quais entrarão no programa do MEC ficará a cargo do governador Ibaneis Rocha. A meta do governo é que, até o final do mandato, 40 escolas tenham gestão compartilhada no Distrito Federal.

Governo do Distrito Federal