Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/22 às 16h25 - Atualizado em 8/06/22 às 11h33

Celan adere a Gestão Compartilhada

Centro de ensino do Lago Norte é a 17ª escola cívico-militar do Distrito Federal

Gizella Rodrigues, Ascom/SEEDF

 

O Plano Piloto terá sua primeira escola cívico-militar. Por 111 votos a favor e 16 contra, a comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental 01 do Lago Norte (Celan) aprovou, neste sábado (4), o modelo de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública.

 

Nas escolas cívico-militares, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e os da segurança cuidam da disciplina | Fotos: Paulo H. Carvalho, Agência Brasília

 

Votaram pais e responsáveis, professores e servidores. Agora, a decisão está sendo formalizada junto às secretarias de Educação (SEE) e de Segurança Pública (SSP) para implementação do modelo, o que deve acontecer em até três meses.

 

É um sonho antigo da comunidade, principalmente dos pais. Esperamos isso desde 2019 pelo menos”, diz a diretora da unidade escolar Giovanna Schneider. A escola tem 840 alunos matriculados nas últimas séries do Ensino Fundamental.

 

Gestão compartilhada

 

O Celan será a 17ª escola cívico-militar do DF, modelo inaugurado em fevereiro de 2019. A iniciativa é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Nestas unidades, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina.

 

A comunidade escolar aprovou o modelo de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública com 111 votos a favor

 

As duas pastas estão realizando ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública de ensino do DF, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. O objetivo é promover uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

 

Há, ainda, uma parceria entre o Ministério da Educação e as Forças Armadas. Quatro escolas seguem esse formato, em que os militares da reserva desenvolvem as atividades.

Governo do Distrito Federal