Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/06/24 às 18h33 - Atualizado em 11/06/24 às 11h07

CIL 01 de Brasília celebra a Semana da Língua Alemã

Evento, realizado esta semana, contou com apresentação musical dos alunos

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Em parceria com o Goethe Institut, o CIL 01 de Brasília realizou evento para celebrar a Semana da Língua Alemã e 200 Anos de Imigração Alemã no Brasil | Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/SEEDF.

 

Além de ensinar a alemão para estudantes da rede pública e para a comunidade, o Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília apostou, nesta semana, em uma iniciativa diferente para estimular o intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha. Na última quarta (5), o CIL realizou um evento para celebrar a Semana da Língua Alemã e 200 anos de imigração alemã no Brasil. Em parceria com o Goethe Institut, por meio da iniciativa ‘Escolas: Parcerias Para o Futuro’ (PASCH), a celebração contou com a presença de autoridades, incluindo representantes da embaixada da Alemanha, como a assistente de projeto na iniciativa PASCH, Carla Marques.

 

A Semana da Língua Alemã é um evento anual que promove a cultura e a língua alemã no Brasil. Este ano, a celebração ganhou um significado especial, comemorando dois séculos de imigração alemã no país. Para celebrar a data, o CIL contou com uma série de atividades culturais, incluindo apresentações musicais dos estudantes, exposições de arte e palestras sobre a história da imigração alemã no Brasil. Os convidados puderam apreciar pratos típicos da culinária alemã e participar de oficinas de língua e cultura alemãs, promovendo um intercâmbio cultural enriquecedor.

 

Estudantes do CIL 01 participaram das ações e compartilharam o sentimento de aprender mais sobre uma nova língua. Bernardo Maia, de 15 anos, estuda no CIL há 3 anos. Inicialmente, escolheu o curso de inglês, mas depois de um ano decidiu cursar alemão. “Eu vi que era o único CIL que tinha essa língua disponibilizada e eu fiquei interessado e acabei gostando. Eu acho que é muito importante as pessoas entenderem como funciona a cultura dos outros, pois muitas vezes elas não fazem ideia,” comentou o estudante.

 

Bernardo Maia, de 15 anos, estuda no CIL há 3 anos, e se apaixonou pela língua alemã | Foto: Fernanda Feitoza, Ascom/SEEDF.

 

Por meio do ensino de línguas estrangeiras, o CIL 01 de Brasília promove a diversidade e o intercâmbio cultural essencial para a formação cidadã. Oferecendo uma variedade de cursos, o CIL 01 busca proporcionar aos seus alunos uma educação de qualidade e oportunidades de conexão com outras culturas.

 

A coordenadora e professora de alemão no CIL 01, Renata Portella, destacou o impacto da imigração alemã na educação. “A imigração alemã trouxe consigo um legado de dedicação à educação e à cultura. No CIL 01, continuamos essa tradição, oferecendo aos nossos alunos a oportunidade de aprender a língua alemã”, disse.

 

Para a representante do PASCH, Carla Marques, a parceria entre o CIL 01 e o Goethe Institut é importante para manter viva essa conexão entre os países. “Celebrar a Semana da Língua Alemã e os 200 anos de imigração alemã ao Brasil é uma forma de reconhecer e valorizar a contribuição dos imigrantes alemães para a cultura e a sociedade brasileiras“, concluiu.

 

Sobre o Goethe Institut

 

O Goethe Institut é uma entidade cultural da República Federal da Alemanha, presente em todo o mundo. Sua missão é promover o conhecimento da língua alemã no exterior e fomentar a cooperação cultural internacional. A parceria com instituições como o CIL 01 é fundamental para a disseminação da língua e cultura alemãs, além de fortalecer os laços entre Alemanha e Brasil.

Governo do Distrito Federal