Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/06/22 às 19h01 - Atualizado em 6/10/22 às 18h46

CLDF retoma programa ‘Conhecendo o Parlamento’

O projeto permite que estudantes de escolas públicas e particulares conheçam as funções da Casa

Da Agência da CLDF*

 

O projeto permite que estudantes de escolas públicas e particulares façam excursões e conheçam os espaços da Casa | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou, nesta terça-feira (7 de junho), o programa ‘Conhecendo o Parlamento’. O projeto, suspenso por dois anos durante a pandemia, permite que estudantes de escolas públicas e particulares façam excursões e conheçam os espaços da Casa. A abertura do programa foi realizada no auditório da CLDF, pelo 3° secretário da CLDF, o deputado Reginaldo Sardinha. O encontro contou com a presença de diretores escolares, parlamentares, representantes da secretaria de educação, outras autoridades, além dos estudantes.

 

O parlamentar realizou uma breve explicação sobre o projeto e sua importância para que, tanto adolescentes, jovens e adultos, saibam mais sobre o Poder Legislativo. “Esse é um programa que em 2019 atendeu cerca de 4 mil estudantes da rede particular e pública, o que importa é nós atendermos os estudantes, é muito significativo a gente abrir as portas da CLDF, vocês vão começar a entender como funciona a democracia“.

 

A Subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da Secretaria de Educação (Subin), Vera Lúcia de Barros, que também esteve presente na abertura do evento, destacou a importância e inovação que o projeto traz. “Estamos aqui com o único objetivo de fazer cidadania. Na minha época não tive a oportunidade de conhecer, participar e junto com ela aprender a tomar minhas decisões”, afirma.

 

Subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da Secretaria de Educação (Subin), Vera Lúcia de Barros | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

Os alunos puderam acompanhar uma palestra promovida por instrutores da Escola do Legislativo. A excursão ainda visitou outros ambientes da Casa como o Plenário e as Comissões. Além disso, também foram entregues certificados aos participantes do programa.

 

O diretor do Centro de Criatividade Infantojuvenil de Samambaia, José Salvador de Araújo falou sobre a educação no país. “Gosto de dizer que educação é o caminho para tudo. O homem precisa de educação, possibilitar que a pessoa tenha educação, para que ele tenha aptidão em provas é de extrema importância”.

 

O docente aproveitou para estimular os alunos a se interessarem por política. “Tirem da cabeça que política é coisa errada, quando a gente entende, vê que é a partir de pequenas atitudes que a gente vai mudando o país“. A estudante do Centro Educacional CCI, Sara Lídia Pereira, 17 anos, ressalta que poder vivenciar e participar da ação é importante não só para os alunos, mas também para toda a sociedade. “Importante a gente saber como funcionam as autoridades e qual o papel de cada um para nossa sociedade, para nosso País”.

 

A estudante do Centro Educacional CCI, Sara Lídia Pereira, 17 anos, fala sobre a importância de poder participar do ‘Conhecendo o Parlamento’ | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

Para Rogério Nunes, diretor do Centro Educacional 4 do Guará, deixou um recado para os alunos. “Aproveitem cada momento, perguntem, se orientem para aprofundar o conhecimento. É uma oportunidade muito grande estar aqui“.

 

Patrícia Nogueira, diretora da Escola do Legislativo explicou a importância do projeto. “Por meio da promoção de visita de estudantes e professores, o programa visa ampliar a participação da sociedade no processo legislativo, mostrar aos estudantes como trabalham os deputados e como funciona a elaboração das leis“. A diretora ressaltou que a meta de 2022 é realizar 50 excursões do programa ‘Conhecendo o Parlamento’, com o objetivo de atender mais de cinco mil alunos até novembro deste ano.

 

*Com informações da CLDF

Governo do Distrito Federal