Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/09/23 às 13h24 - Atualizado em 8/11/23 às 18h29

Com 155 atletas do DF, Jogos da Juventude 2023 começam em Ribeirão Preto (SP)

Na abertura do evento, Brasília foi anunciada como sede da edição do torneio em 2025

Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Os atletas, com idade entre 15 e 17 anos, irão competir em 18 modalidades esportivas em busca do pódio | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Estudantes das 27 unidades federativas se reuniram nesta sexta-feira (1º) no Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), para participarem da cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2023, o pontapé inicial da competição. Com 155 atletas de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas, e 28 técnicos, dois chefes de delegação, cinco oficiais, e dois fisioterapeutas, a equipe do Distrito Federal se prepara para buscar medalhas e superar os próprios recordes em diversas modalidades.

 

Logo na abertura do evento, que contou com a presença de conhecidos medalhistas brasileiros, Brasília foi anunciada como sede da competição na edição de 2025. Ano que vem, os Jogos da Juventude acontecerão na cidade de Blumenau (SC).

 

Durante a cerimônia, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, desejou que, embora todos estivessem em busca da tão sonhada medalha, olhassem para o ganho maior que poderiam levar de um evento como esse. “A principal conquista é sobre si mesmo. É buscar ser melhor do que era antes.”

 

A judoca campeã olímpica e bicampeã mundial, Rafaela Silva, teve a honra de acender a pira dos jogos. Além dela, outros atletas, como o campeão olímpico no vôlei, Lucão, o quarto colocado nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 no arremesso do peso, Darlan Romani, e a medalhista olímpica do taekwondo, Natália Falavigna, estiveram presentes no evento.

 

A delegação do DF foi convocada com base na classificação final dos 63º Jogos Escolares do Distrito Federal, realizados no corrente ano letivo.

 

Jogos da Juventude de 2025 serão disputados em Brasília | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Governo do Distrito Federal