21/03/23 às 18h24 - Atualizado em 21/03/23 às 18h59

Com apoio da Educação, projeto Conhecendo o Parlamento é aberto

Estudantes podem conhecer as funções da CLDF de perto

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participa da abertura do programa no auditório da CLDF | Foto:  Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na tarde desta terça-feira (21), a abertura do programa ‘Conhecendo o Parlamento’. O projeto permite que estudantes de escolas públicas e particulares façam excursões e conheçam os espaços da Casa. O evento aconteceu no auditório da CLDF e contou com a presença do presidente da Casa, Wellington Luiz, da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, diretores escolares que acompanharam os estudantes, parlamentares, entre outras autoridades.

Alunos do Centro Educacional 01 e do Centro de Ensino Médio 01, ambas do Guará, acompanharam a cerimônia e uma palestra promovida por instrutores da Escola do Legislativo. A excursão ainda visitou outros ambientes da Câmara Legislativa, como o plenário e as comissões. Além disso, também foram entregues certificados aos participantes do programa.

A secretária de Educação destacou o efeito que o projeto traz para os estudantes da rede. “Conhecer o parlamento é de extrema importância para os alunos. É conhecer o que cada parlamentar faz, saber a proposta deles para o cidadão do Distrito Federal. Estamos aqui com o único objetivo: de fazer cidadania. A educação faz toda diferença, aproveitem tudo o que puderem desse parlamento para que possam fazer as melhores escolhas no futuro”, afirmou Hélvia aos estudantes presentes.

Wellington Luiz fez um breve discurso e falou sobre a sua expectativa. “Esse é um programa que, em 2022, atendeu mais de 4.300 estudantes, e nosso objetivo é que mais de 11 mil pessoas possam prestigiar este nosso programa durante este ano. É importante mostrar nossa casa para futuros representantes, que são vocês estudantes, e que conheçam e entendam como funciona a democracia”, destacou o parlamentar.

A deputada distrital Paula Belmonte, que também marcou presença durante a cerimônia, fez uma breve explicação sobre o projeto e sua importância para que, tanto adolescentes, jovens e adultos, saibam mais sobre o Poder Legislativo. “É indispensável que vocês saibam como funciona e como podemos representar cada um de vocês. Nós estamos aqui para abraçar o anseio de vocês, e a política deve ser exercida em favor da cidadania, de vocês jovens”, disse.

Conhecendo o Parlamento permite que estudantes de escolas públicas e particulares façam excursões e conheçam os espaços da Casa | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Conhecendo o Parlamento

O Programa Conhecendo o Parlamento tem por objetivo apresentar o Poder Legislativo e sua relação com a representação política, com a democracia e com a participação popular e subdivide-se nos seguintes projetos: Cidadão do Futuro, Jovem Cidadão, Cidadania para Todos e Câmara Legislativa vai à Escola. O agendamento é realizado pelo link. Mais informações pelo número telefônico: 3348-9205 ou pelo e-mail: conhecendooparlamento@cl.df.gov.br.