16/03/23 às 14h10 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do DF

As unidades de ensino têm até  24 de março para registrarem as equipes nas modalidades coletivas

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) estão com inscrições abertas até o dia 24 de março. Nesse período, poderão ser feitas inscrições apenas para as modalidades de esportes coletivos. As modalidades individuais terão um calendário específico a ser anunciado, a partir de maio. Este ano, 63º edição dos Jogos Escolares volta a ter competições presenciais,

As escolas que enviarem o Termo de adesão para a etapa regional (modalidades coletivas) estarão isentas de enviar na etapa distrital, seja para modalidades coletivas ou individuais. Podem participar escolas e estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada.

As inscrições podem ser feitas aqui:  JOGOS ESCOLARES

As escolas que enviarem o Termo de adesão para a etapa regional (modalidades coletivas) estarão isentas de enviar na etapa distrital, seja para modalidades coletivas ou individuais | Vladmir Luz, Ascom/SEEDF

A etapa Regional é a fase inicial. Disputada pelas escolas públicas e particulares que pertencem a cada uma das 14 coordenações regionais de ensino. Os primeiros colocados em cada categoria e modalidade avançam para as competições Distritais. Os vencedores desta etapa serão os representantes nas disputas nacionais.

Os jogos serão disputados em duas categorias: estudantes atletas na faixa etária de 12 a 14 anos e alunos atletas na faixa etária de 15 a 17 anos. As modalidades de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididos nas idades de 11 e 12 e de 13 a 15 anos.

As competições da etapa regional, modalidades coletivas, categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos vão acontecer entre os dias 10 de abril e 2 junho. Já a fase distrital, modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, serão realizadas entre 7 de agosto e 15 de setembro. E a categoria de 12 a 14 anos, também da etapa Distrital, será realizada de maio a setembro.

Modalidades

Os estudantes atletas podem competir nos seguintes esportes:

Coletivos

Basquetebol

Futsal

Handebol

Voleibol

Individuais

Atletismo

Atletismo Adaptado

Ciclismo

Ginástica Rítmica

Ginástica Artística

Judô

Karatê

Luta Olímpica/ Wrestling

Taekwondo

Natação

Tênis de Mesa

Voleibol de Praia

Xadrez

Documentação necessária

Além de estarem matriculados e frequentando as Unidades Escolares regularmente o ano letivo, os estudantes devem apresentar alguns documentos no ato da inscrição. As mesmas devem ser apresentadas pelos integrantes técnicos das equipes.

Etapa Regional: documento com foto e data de nascimento (carteira de estudante, carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte), expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada.

Etapa Distrital: carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte, expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada. Não será aceita carteira de estudante.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do DF são realizados anualmente pelo Governo do Distrito Federal e fazem parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 6.069.