24/10/23 às 19h26 - Atualizado em 24/10/23 às 19h26

Com sucesso de público, duas merendeiras de Ceilândia estão na semifinal

Na etapa regional do concurso, até mãe viajou de Goiás para torcer por filha merendeira

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Etapa regional do concurso Sabor de Escola em Ceilândia atraiu mais de 200 pessoas entre alunos, professores e familiares, que foram prestigiar cada participante da disputa. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

A etapa regional do concurso Sabor de Escola, que acontece desde setembro, atrai cada vez mais púbico. A etapa que aconteceu em Ceilândia nesta segunda e terça-feira (23 e 24) ganhou destaque pela quantidade de público. Foram mais de 200 pessoas, entre convidados e alunos, professores e familiares, que compareceram nos dois dias para prestigiar cada participante da disputa.

Quem não mediu esforços para ir ao concurso foi Doralice Miranda da Conceição, de 64 anos, que saiu de Águas Lindas (GO) para Ceilândia com o neto especial Miguel Miranda Ribeiro, 8 anos, para torcer pela filha Edivânia Miranda da Conceição, de 47 anos, participante do concurso. Emocionada, dona Doralice celebrou a participação da filha.

Não poderia faltar de jeito nenhum na competição, peguei carona e resolvi trazer meu netinho especial para prestigiar o talento da mãe”, disse Doralice. “Minha filha é apaixonada pela cozinha desde pequena e faz de tudo, desde comida doce a salgada, então quero ver ela brilhando independente da classificação, pois sei que um dia ela vai fazer muito sucesso”, finaliza.

Dona Doralice Miranda da Conceição, 64 anos, saiu de Águas Lindas (GO) para Ceilândia para torcer pela filha Edivânia Miranda da Conceição, 47 anos, participante do concurso. | Foto: Jotta Casttro, Ascom SEEDF

As vencedoras

Um bolo de mandioca com toque de limão e cobertura de leite de condensado e um cuscuz com caju e frango ao molho conquistaram os jurados e saíram vencedores da etapa regional do concurso Sabor de Escola na Regional de Ensino de Ceilândia. Os pratos das merendeiras Andréia Silva e Cláudia Magalhães foram selecionados para a semifinal da disputa, que acontece em novembro.

Durante os dois dias de provas e degustação das receitas, a criatividade predominou na cozinha da Escola Parque Anísio Teixeira. O bolo de mandioca da merendeira Andréia Silva Lopes, 41 anos, é um exemplo de simplicidade e praticidade. Na receita, são usados os ingredientes comuns para o bolo de mandioca tradicional, mas o suco de limão e leite condensado caseiro dão um toque especial no prato.

Estou feliz pela conquista, representar essas guerreiras da cozinha é uma responsabilidade grande, amei poder compartilhar as experiências com elas e estou mais feliz ainda por consegui me classificar para a próxima fase”, diz Andréia, merendeira da Escola Classe (EC) 11 de Ceilândia.

Andréia Silva e Cláudia Magalhães criaram pratos que foram selecionados para a semifinal da disputa. que acontece em novembro. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Outro prato que conquistou os jurados foi o cuscuz com caju e frango da merendeira Cláudia Magalhães de Souza, 55 anos. Ela falou sobre o preparo e a alegria pela classificação na próxima fase da competição. “Pronta e muito feliz para a próxima etapa, estou muito feliz! É um prato simples, porém muito saboroso e inovador na escola. Eu faço o cuscuz normal, desfio o caju junto aos outros temperos e o frango e, o resultado não poderia ser outro: um mix de sabores que fez um sucesso com os alunos”, contou a merendeira.

Cozinheira de escola pública há pelo menos 14 anos, atualmente Cláudia está trabalhando no Centro Educacional (CED) 01 do Setor P Sul. “Amo o que faço, adoro servir os alunos e sempre procuro inovar na alimentação só para ver o rostinho deles feliz”, finaliza.

Próxima etapa

O concurso Sabor de Escola vai selecionar a melhor receita da alimentação escolar do Distrito Federal. Durante a etapa regional, merendeiros e merendeiras das escolas públicas da capital toparam o desafio de trazer uma nova proposta para a merenda dos estudantes da rede pública. Já foram 13 regionais competindo e, na próxima quinta-feira (26), a última fase da etapa regional será com os participantes de Brazlândia, na Escola Classe (EC) 09 da região.

O primeiro colocado ganha um prêmio no valor de R$ 9 mil, o 2º colocado, prêmio no valor de R$ 5,3 mil, o 3º colocado recebe um prêmio no valor de R$ 4,2 mil e os demais finalistas recebem um prêmio no valor de R$ 2,7 mil.

Concurso sabor de escola etapa CRE ceilândia. fotos: jotta casttro