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27/02/19 às 16h03 - Atualizado em 6/10/22 às 18h58

Começa a avaliação dos estudantes da rede para nortear o ano letivo

Guilherme Marinho, Ascom/SEEDF

 

Desta segunda-feira (25) até sexta-feira (1/3), as escolas da rede pública de ensino aplicarão as Avaliações de Aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Na segunda, foram disponibilizados os Cadernos de Revisão para os 4º e 5º anos do Fundamental. Já os cadernos das demais séries serão publicados nesta sexta-feira, último dia para a aplicação do teste.

 

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

“Os resultados vão permitir a identificação das principais fragilidades dos alunos e proporcionar aos professores um diagnóstico para atuarem com foco nos problemas detectados”, esclareceu o secretário de Educação, Rafael Parente, acrescentando que as avaliações, que serão permanentes, funcionarão como guias para orientar os professores.

 

A professora Bruna Monsoeth de Sousa, que aplicou a avaliação para uma turma de 5º ano da Escola Classe 3 do Paranoá, completa:

 

“Tem que se ter uma avaliação contínua, não dá para eu passar uma avaliação apenas no final do período. Saber o tempo todo como os alunos estão para tomar decisões sobre como eu vou me comportar na sala de aula e durante todo o ano letivo.  A partir dessa avaliação eu identifico o que posso fazer para ensinar melhor. É uma avaliação tanto para mim quando para eles”.

 

Nesta quarta-feira (27), todos os estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental dela fizeram a avaliação de Português. A EC 3 do Paranoá atende cerca de 800 crianças, desde o 2º período do Ensino Infantil até o 5º do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino.

 

A Avaliação de Aprendizagem e o Caderno de Revisão foram elaborados também para mitigar as dificuldades que surgiram devido ao atraso na entrega dos livros didáticos às escolas do DF pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

RELATÓRIO DE DESEMPENHO – Os resultados serão lançados pelos próprios professores no site da Avaliação Institucional durante o período de coordenação. Dessa forma, o portal disponibilizará aos professores um relatório do desempenho de cada estudante, turma e da unidade escolar, o que possibilitará o direcionamento de atividades pedagógicas mais adequadas às necessidades educacionais dos estudantes.

 

CADERNO DE REVISÃO – Os Cadernos de Revisão são compostos por 12 sugestões de atividades, nos quais constam: breve contextualização das temáticas e respostas e aprendizagens esperadas. Serão dois cadernos por aluno, um de Língua Portuguesa e outro de Matemática. Ao todo, são 18 cadernos diferentes para alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental e séries do Médio.

 

Os cadernos trazem, ainda, sugestões de links que podem ser consultados para complementar ou aprofundar o estudo da temática trabalhada. Esses cadernos servem como apoio para o trabalho do professor nas intervenções pedagógicas a partir dos resultados obtidos, bem como material de estudo e autoavaliação para o estudante.

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