Primeiro dia de imunização na UBS 1 do Guará ocorre com tranquilidade e organização. Plano recomeça na segunda-feira
Por Íris Cruz | Ascom/SEEDF
A sexta-feira, 21, foi especial para os educadores do Distrito Federal: começou, ao som de talentos da escola de música de Brasília e muita emoção, a vacinação dos profissionais de educação, na UBS 1 do Guará (QI 06 Área especial, Lote A).
O início da vacinação aconteceu com profissionais de creches públicas e privadas e gestores escolares da rede pública. Esse grupo soma aproximadamente 12,5 mil pessoas.
Além do secretário, estiveram presentes na estreia da vacina o vice-governador Paco Britto, o secretário executivo da Secretaria de Educação, Fábio Sousa, e o subsecretário de vigilância à saúde, Divino Valério.
“Começou a campanha de vacinação dos profissionais de educação e é uma grande alegria. Uma grande vitória. Serão vacinados todos os 80 mil profissionais que trabalham na rede pública do Distrito Federal“, afirmou Leandro Cruz durante o evento.
Já o secretário executivo, Fábio Sousa, destacou a importância dos profissionais ficarem atentos aos calendários que serão divulgados periodicamente com os próximos grupos a receberem as doses.
A Secretaria de Educação publicará em seu site todas as listas de convocados, com os nomes, escolas e horários de vacinação.
Clique aqui para ver a segunda lista do Plano de Vacinação da Educação.
“Lembramos que todos os profissionais serão vacinados. Estamos falando de carreira de assistência, merendeiros, professores e todos os outros. O importante é sempre observar o seu dia de vacinação“, acrescentou o secretário executivo.
Juntos pela educação e saúde
Para representar a conquista social que é a vacinação dos profissionais de educação, o vice-governador Paco Britto cumprimentou o secretário de Educação e disse: “É com grande prazer que estamos aqui representando o governador Ibaneis Rocha nessa vacinação tão importante para a população do Distrito Federal. Agora as creches podem abrir gradativamente com toda segurança“.
O subsecretário de vigilância à saúde, Divino Valério, também se posicionou. Ele falou sobre a importância da parceria entre saúde e educação em um contexto de crescimento social: “Educação e saúde não são coisas separadas. Nosso esforço é unido e coeso pelo mesmo motivo: a vida. Quando se fala em vida é importante trabalhar a vida em um contexto de prevenção, que é a vacina, e da educação, que é a importância de se vacinar. Eu não vejo casamento mais profícuo do que esse“.
A emoção invade o ambiente
Diferentes profissionais demonstraram a gratidão em receber a primeira dose da vacina. Joriver Correira da Cruz trabalha no preparo de merenda no CEI 3 de Brazlândia e, ao ser vacinado, disse: “Estou me sentindo muito feliz e realizado. Agradeço muito à Secretaria de Educação“.
A professora de educação infantil do CEI 1 de Brasília, Renata Lima, também se emocionou ao ser vacinada. “Estou muito feliz e emocionada nesse momento. Muito obrigada!“, falou.
A diretora da Escola Classe 2 de Vicente Pires, Eliana Coutinho, descreveu a vacinação como momento de alívio, emoção e gratidão. “Receber a primeira dose de vacina foi como uma primeira dose de esperança, alegria e recompensa por toda dedicação. Gratidão e fé em Deus resume tudo“, disse a diretora, que esteve presente na escola durante todo o momento de aulas remotas.