17/04/19 às 18h41 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Competências Socioemocionais é tema da II Virada Pedagógica

Professores e orientadores-educacionais estão convidados para participar da II Virada Pedagógica, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 24 de abril. Os interessados devem fazer a inscrição no link. As vagas são limitadas.

O tema dessa segunda Virada Pedagógica será “Competências Socioemocionais”. A abordagem do assunto visa a promover junto aos professores e orientadores um olhar sensível para as habilidades socioemocionais. Dessa forma, é possível desenvolver o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, o que pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.

Virada Pedagógica

A Virada Pedagógica está em sua segunda edição e tem por objetivo estimular, provocar e promover a reflexão, de forma a melhorar a qualidade na educação do Distrito Federal. Durante o dia em que é promovida, os encontros são realizados ao mesmo tempo em todas as coordenações regionais de ensino, no horário da coordenação pedagógica.

Além da Virada nas regionais, haverá encontros específicos organizados pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) e pela Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin). A II Virada Pedagógica dá continuidade à proposta de formação diferenciada da Secretaria de Educação do DF, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), para discutir temas atuais da educação e compartilhar experiências.

Serviço:

Espaço de Formação Central

Encontro voltado para todos os professores da rede, conduzido pelo Secretário de Estado de Educação do DF, Rafael Parente, que contará com a participação da diretora do Instituto Inspirare e do Porvir, Anna Penido; da cofundadora e diretora-executiva da Cross Reality, Érica Stamato; da presidente do Instituto Amplifica, Carla Arena e da coordenadora de Integração das Licenciaturas da Universidade de Brasília (UnB), Eloisa Pilati.

Data e Horário: 24/04/2019, matutino (8h30 às 11h30) e vespertino (14h às 17h).

Local do encontro central: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0)

Público envolvido: Aberto a todos os professores e orientadores-educacionais da rede pública de ensino do DF, mediante inscrição antecipada.

Inscrições: http://gg.gg/IIViradaPedagogica.

Educação Especial

Encontro voltado para os profissionais da educação que atuam na Educação Especial, na EJA Interventiva e professores/coordenadores pedagógicos que atuam na parte flexível da Matriz Curricular do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), contanto com a participação do coach Business e Life, Fábio Veloso; da mestre em Educação pela UnB e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Raquel Soares e da vice-presidente do Movimento Orgulho Autista do Brasil e Escritora, Viviani Guimarães.

Data e Horário: 24/04/2019, matutino (8h30 às 11h30) e vespertino (14h às 17h).

Local: Teatro da Universidade Católica de Brasília – UCB (antigo auditório central – QS 07, lote 01, Estacionamento D, Entrada Sul – EPCT – Taguatinga).

Público envolvido: Equipes especializadas de apoio à aprendizagem*, professores dos centros de ensino especial, das salas de recursos, das classes especiais, professores itinerantes, professores que atuam em turmas da EJA Interventiva e professores/coordenadores pedagógicos que atuam na parte flexível da Matriz Curricular do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Inscrições: http://gg.gg/IIViradaPedagogicaEspecialIntegral.

*Os profissionais que atuam nas equipes especializadas de apoio à aprendizagem poderão participar tanto dos encontros nas CRE, quanto no encontro central da Educação Especial.