8/11/18 às 16h54 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Conheça o mundo na Feira Internacional do CIL

Cultura, história e gastronomia de 29 países retratados por estudantes

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Trocas culturais e estímulo ao aprendizado fazem parte da Feira Internacional que está acontecendo no Centro Interescolar de Línguas 1 de Brasília(CIL 1) até sexta (9 de novembro). Cada sala de aula se transforma em um país para mostrar cultura, música, esporte, gastronomia e história. A língua nativa de cada local é a grande estrela do momento.

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

Welcome to our country!
Bienvenido a nuestro país!
Bienvenue à mon pays!

Willkommen in unserem laud!

Você sabe o que está escrito em cada uma dessas frases? Para quem não é estudante do CIL, a gente explica. As frases acima significam: “Bem-vindo ao meu país”, em inglês, espanhol, francês e alemão, respectivamente. Se quiser aprender um pouco mais dessas línguas estrangeiras e conhecer sobre os 29 países reunidos na Feira, é só visitar o local.

Os estudantes explicam mais sobre o país selecionado falando a língua do local. “É muito bom ter a chance de treinar o idioma e conhecer tanto o país que está responsável, como outros expostos na Feira”, conta o estudante Daniel Gomes, que ficou com a África do Sul.

A criatividade veio à tona nos trabalhos produzidos pelos estudantes do CIL com o apoio dos professores. A decoração das salas, comidas típicas e apresentações foram feitas de maneira livre. Os alunos de cada sala escolheram a melhor forma de mostrar sobre o país indicado e decorar o local. No dia da apresentação, o item obrigatório é a participação de todos exercitando a língua estrangeira.

A estudante Nawaly Santos mergulhou na cultura da Espanha e contou que amou conhecer mais deste país. “A Espanha é um país colorido e cheio de vida, que tem uma cultura rica. Foi ótimo saber mais! Essa Feira traz oportunidade de conhecer um pouco de cada país, já que muitas vezes não temos oportunidade de viajar até lá”, conta.

Luzinete Fernandes é professora de espanhol do CIL há 20 anos e fica emocionada ao ver a evolução dos estudantes. “Para mim o aluno tem que superar o mestre e é isso que eu vejo com inúmeros estudantes aqui do CIL. Começam tímidos e saem daqui formados. Tenho orgulho de fazer parte disso e de ser na escola púbica. A Feira Internacional é uma oportunidade maravilhosa para todos nós”, destaca a docente.

Maria Valmira tem duas filhas que estudam no CIL e prestigiou o evento. “É uma oportunidade de conhecer outras culturas e países. Cada sala tem uma coisa linda e curiosa de saber. Gostei muito e vi o empenho das minhas filhas que também participaram. Ótima iniciativa!”.

A Feira Internacional envolveu 6,9 mil estudantes empenhados em mostrar um pouco do país que ficaram responsáveis. O cônsul da Guatemala no Brasil José Pedro Catus ficou impressionado com o evento. “Quero agradecer e parabenizar o trabalho dos estudantes. Aqui na sala que representou a Guatemala eu daria nota máxima (risos). Os alunos fizeram uma investigação profunda e representaram muito bem nossa cultura, gastronomia e história”, ressalta o cônsul.

Feira Internacional do CIL 1
Aberta ao público até 9 de novembro
Horários: matutino vespertino e noturno.
Endereço: SGAS 907/908 – Asa Sul

Feira Internacional - CIL 1