Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/02/22 às 11h11 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Zico conversa com estudantes de Ceilândia

Aos 69 anos, ídolo do Flamengo foi ao CED 14 estimular o protagonismo estudantil e o empreendedorismo

Malcia Afonso | Ascom/SEEDF

 

Zico falou sobre sua carreira e a importância de perseguir os sonhos para 150 estudantes do CED 14, de Ceilândia. Foto: Álvaro Henrique | Ascom/SEEDF

 

Estudantes do Centro Educacional (CED) 14 de Ceilândia receberam um convidado muito especial nesta terça-feira (15): Arthur Antunes Coimbra, conhecido mundialmente como Zico. Mesmo sendo adolescentes, eles sabiam quem é o ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira. Aos 69 anos, o craque foi à escola para estimular o protagonismo estudantil e o empreendedorismo. Ele falou sobre superação, aprendizado e trabalho em equipe.

 

A palestra motivacional para 150 estudantes faz parte do evento “Retorno às Aulas, Time dos Vencedores”, promovido pela Secretaria de Educação e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF). No encontro, o ídolo do Flamengo destacou, em vários momentos, a importância do professor. Contou que estudou sempre em escola pública e que os mestres tiveram papel insubstituível em sua vida, especialmente nos primeiros anos do percurso escolar.

 

Todos nós nascemos com um dom, mas se a gente não se aperfeiçoar, não procurar melhorar, não evoluir, não colocar aquilo que a gente tem de bom em prática, de nada adianta”, disse em sua mensagem aos estudantes, que ouviam tudo com atenção e admiração pelo ídolo do futebol.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, agradeceu ao Sebrae pela parceria e pelo trabalho desenvolvido nas escolas. Destacou ainda a excelência do CED 14, da equipe gestora, dos professores e de todos os trabalhadores da unidade. “É com muita alegria que nós estamos aqui hoje, em uma escola que é referência de educação pública de qualidade. É uma equipe excelente, que trabalha com vocês para que vocês passem por um processo de aprendizagem e que cheguem adultos protagonistas das suas histórias”, disse a secretária.

 

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou o nível de excelência do CED 14, de Ceilândia. Foto: Álvaro Henrique | Ascom/SEEDF

 

Antes da visita ao CED 14, o Sebrae-DF promoveu um almoço na sede do órgão, com a presença do governador Ibaneis Rocha, da secretária Hélvia Paranaguá, entre outras autoridades do Governo do Distrito Federal, e, claro, de Zico.

 

Protagonismo

 

Marta Gomes de Medeiros, do 7º ano, pretende ser psicóloga e considerou a palestra de Zico incentivadora. “Eu achei muito legal, muito interessante. Foi uma mensagem pra gente não desistir dos nossos sonhos, perseguir os nossos objetivos e eu acho muito importante acreditar na gente mesmo”, observou a adolescente.

 

Foi uma mensagem pra gente não desistir dos nossos sonhos, perseguir os nossos objetivos”, disse a estudante Marta Gomes de Medeiros, do 7º ano. Foto: Álvaro Henrique | Ascom/SEEDF

 

No 9º ano, Yago Araújo quer se formar em veterinária. Para ele, a iniciativa da escola em fomentar o pensamento empreendedor é muito importante para o futuro. “É uma ideia muito boa, porque incentiva as pessoas a criarem seu próprio negócio, que pode ser uma coisa nova ou uma coisa que já existe, mas com cada um tendo seu diferencial, cada um fazendo aquilo que gosta.

 

No ano passado, 170 mil estudantes e 2,9 mil professores de escolas pública de escolas públicas participaram do programa no Distrito Federal. A meta para este ano é engajar 200 mil estudantes e pelo menos 3 mil professores.

 

O superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira, fez um agradecimento especial aos docentes. “A gente não teria conseguido sem a parceria da Secretaria de Educação e, principalmente, dos nossos professores. Nós fizemos um trabalho com os professores e eles conseguiram nos ajudar e fazer a diferença junto com vocês [estudantes]”, destacou.

 

Excelência educacional

 

O Sebrae DF vai às escolas que querem aderir ao programa, para ver de perto a qualidade do trabalho desenvolvido. Isto é feito por meio de um questionário, o Radar de Escola Empreendedora. São perguntas sobre os projetos pedagógicos e questões como o envolvimento com a comunidade.

 

O CED 14 foi pontuado com nota 88%, o que corresponde a nível de excelência. Foi o melhor desempenho mensurado nas escolas participantes no Distrito Federal até o momento.

 

Um exemplo de qualidade do ensino foi o sucesso da unidade na Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (OMDF) em 2021, na qual foi a grande vencedora. A escola levou três medalhas de ouro, três de prata, seis de bronze e duas menções honrosas. E a professora Manoela Maria de Araújo ganhou o troféu de melhor professora.

 

Todos os estudantes ganharam camisetas autografadas por Zico. Mas dez delas tiveram um toque a mais. Foram autografadas por Zico na hora do evento e entregues em mãos de presente, com dedicatória exclusiva, a dez dos estudantes premiados na OMDF.

 

Houve ainda um momento de interação com os jovens. Eles puderam perguntar o que quisessem ao ex-jogador. E a curiosidade dos estudantes foi sobre a carreira de Zico.

 

Frederico dos Santos Viana, mais conhecido como Fred, é diretor do CED 14 desde 2002. Para ele, é um orgulho fazer parte desta equipe e estar no programa do Sebrae. “É fenomenal para a nossa comunidade. Busca não só o aspecto acadêmico, mas também o lado de um bom empreendedor. E bons empreendedores nós temos muitos aqui. Estamos oportunizando que nossos estudantes possam visualizar um campo bem maior, que é o empreendedorismo”, comemorou.

 

Uma das marcas do CED 14 é estimular os estudantes a aproveitarem todas as oportunidades, como a participação em eventos, feiras, olimpíadas escolares e esportes.

 

No decorrer do ano, a escola vai desenvolver ações em sala de aula para fomentar atitudes empreendedoras entre seus 1.232 estudantes dos ensinos fundamental e médio. A unidade atende ainda outras 300 pessoas na educação de jovens e adultos (EJA).

 

Educação empreendedora

 

O Programa Nacional de Educação Empreendedora é desenvolvido em cooperação com as secretarias de educação nos 26 estados e no Distrito Federal.

 

Com a Secretaria de Educação do DF, a parceria teve início em 2017, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. Em 2018, o Sebrae começou as formações dos professores da rede pública nas temáticas de empreendedorismo, inovação e educação empreendedora.

 

Esta é a base da proposta. Munidos desses conteúdos e metodologias, os professores levam essa temática para a sala de aula. O trabalho é feito de forma transversal, ou seja, as temáticas não estão relacionadas à componentes curriculares (disciplinas) específicos. São abordadas pelas diferentes áreas do conhecimento, o que contribui para que o estudante use o aprendizado na prática e relacione os assuntos à sua realidade.

 

No país, o programa já alcançou mais de 5,5 milhões de estudantes e 165 mil professores em 9 mil instituições de ensino.

 

Educação Empreendedora

 

Governo do Distrito Federal