5/12/22 às 13h23 - Atualizado em 8/12/22 às 10h27

Cultura de paz é tema de fórum para orientadores educacionais da SEEDF

Profissionais trocaram experiências em prol de boas práticas pedagógicas

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Uma manhã descontraída, participativa e de troca de experiências marcou o XII Fórum de Orientação Educacional, ocorrido na última sexta-feira (2), na Universidade Católica de Brasília (UCB). Esse ano, a formação trouxe o tema Orientação Educacional para Cultura de Paz.

Mais de 700 orientadores da rede pública participaram desse momento de contribuições em prol do desenvolvimento de boas práticas pedagógicas. O fórum também foi uma homenagem ao Dia do Orientador Educacional, comemorado no último domingo (4).

Queremos fortalecer a rede de orientação educacional. Parabenizo a todos os orientadores! É valoroso o trabalho que desenvolvem para prevenção da violência e por uma cultura de paz no dia a dia das escolas”, destacou a chefe da Unidade de Gestão Articuladora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF, Iêdes Soares.

Mais de 700 orientadores da rede pública se reuniram em uma manhã descontraída, participativa e de troca de experiências | Mary Leal, Ascom/SEEDF

Prêmio Educador Transformador

O XII Fórum foi realizado em parceria com o Sebrae DF, por meio do Programa Educação Empreendedora. No encontro também foram divulgadas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador, que tem o objetivo de reconhecer projetos educacionais transformadores. Várias das práticas partilhadas com os professores no evento podem ser inscritas nesse concurso.

Materiais valiosos para educação

O evento também foi realizado para o lançamento de uma revista onde os orientadores educacionais partilham várias vivências no contexto escolar e leva a reflexão para constante evolução do trabalho com os estudantes. Os relatos de 50 orientadores da rede pública do DF estão reunidos na Revista da Orientação Educacional – “Cartas Pedagógicas e Outros Escritos: Nossa práxis pela Cultura de Paz!”.

A gerente de Orientação Educacional da SEEDF, Érika Goulart, destaca a importância da partilha de informações para uma educação transformadora | Mary Leal, Ascom/SEEDF

A gerente de Orientação Educacional da SEEDF, Érika Goulart, destacou que o fórum foi um importante momento de reencontro após dois anos de evento on-line devido a Covid-19. Ela ressaltou que o encontro é um espaço de luta, amor resistência e acolhimento para os orientadores educacionais.

Segundo Érika, a partilha entre os orientadores é fundamental para o desenvolvimento da educação pública. “Precisamos registrar o que vocês fazem na escola. As ideias e trabalho precisam ficar na história”, resumiu.

Também foi lançado o e-book “A Orientação Educacional no contexto da pandemia de Covid 19” com relatos dos profissionais da educação.

O XII Fórum de Orientação Educacional também trouxe vivências de estudantes da rede pública a partir de projetos propostos com apoio da orientação educacional.

Fôlego

O escritor Allan Dias Castro incentiva a busca pela vida plena e realizada | Mary Leal, Ascom/SEEDF

Um momento inspirador e provocativo foi conduzido pelo escritor e poeta Allan Dias Castro durante a palestra Fôlego. Ele convidou os orientadores para reflexão de vida e levou contribuições que favorecem o desenvolvimento de ações pedagógicas e que auxiliam nesse processo de travessia da insatisfação pessoal até a conquista da realização dos sonhos.

O encontro foi uma oportunidade para refletir sobre o excesso de cobranças pessoais e um convite para superação dos medos que estão presentes na vida do ser humano.

O sonho está após o medo. Quando o medo de errar é maior do que a vontade, se perde uma oportunidade”, declarou Allan. Em seguida ele convidou os orientadores a mergulharem nas situações da vida para serem os protagonistas de suas histórias.

O XII Fórum de Orientação Educacional foi transmitido pela TV Câmara Distrital e está disponível no link.

XII Fórum de Orientação Educacional