Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/04/24 às 9h29 - Atualizado em 11/04/24 às 9h38

Curso Mobilidade e Trânsito é lançado nesta quinta-feira (11)

Quase 500 professores das escolas públicas serão capacitados

Da Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

 

Nesta quinta-feira (11), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará a aula inaugural do curso Mobilidade e Trânsito, direcionado a professores efetivos e temporários da rede pública de ensino do DF. A aula magna será no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal (Eape), a partir das 8h, para professores inscritos nas turmas do matutino, e às 13h30, para aqueles inscritos em turmas do vespertino.

 

O curso, certificado pela Eape, será ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Detran-DF com tutoria constante | Foto: Divulgação/Detran-DF

 

O objetivo é desenvolver ações pedagógicas voltadas à educação para o trânsito, numa perspectiva de mobilidade segura e desenvolvimento de uma cultura de paz. Para isso, busca-se a compreensão das particularidades implicadas no transitar com segurança, nos variados espaços públicos, observando as diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.

 

Esse será o primeiro encontro presencial da capacitação, que conta com 120h/aulas na modalidade a distância. O curso, certificado pela Eape, será ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Detran-DF com tutoria constante e inclui, ainda, outros dois encontros presenciais e três encontros síncronos virtuais.

 

 


O objetivo é desenvolver ações pedagógicas voltadas à educação para o trânsito, numa perspectiva de mobilidade segura e desenvolvimento de uma cultura de paz Para isso, busca-se a compreensão das particularidades implicadas no transitar com segurança, nos variados espaços públicos, observando suas diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais

Durante a formação, são proporcionados momentos de reflexão e aprendizagens que integram os conhecimentos estabelecidos no currículo da escola e aqueles que surgem da sociedade, a fim de subsidiar a organização do trabalho pedagógico voltado para a construção de um trânsito mais harmônico e seguro para todos”, explica a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Paula Nunan.

 

Os professores da educação infantil receberão, no dia da aula inaugural, material pedagógico de apoio para utilizar em suas aulas: uma caixa de jogos.

13º ciclo

 

Um total de 486 professores estão inscritos no 13º Ciclo de Formação de Professores do Programa Detran nas Escolas – Curso Mobilidade e Trânsito oferecido pelo Detran. Há turmas de professores da educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).

 

A formação de professores é um dos eixos pedagógicos do programa Detran nas Escolas, realizado pelo Detran-DF em conjunto com a Secretaria de Educação (SEEDF) e previsto no Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

 

*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

Governo do Distrito Federal