Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/22 às 18h30 - Atualizado em 19/04/22 às 9h27

Curso de “Gestão de conflitos no contexto escolar”

Os interessados poderão se matricular até o dia 22 de abril. As aulas serão gratuitas e on-line

Redação, Ascom/SEEDF

 

Abertas as inscrições para o curso gratuito de “Gestão de conflitos no contexto escolar”- Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

As inscrições para o curso “Gestão de conflitos no contexto escolar” estão abertas até o dia 22 de abril. Profissionais como orientador educacional, psicólogo, pedagogo e coordenador da Regional de Ensino de São Sebastião podem participar das aulas que serão gratuitas e on-line. A iniciativa é do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). São 50 vagas disponíveis e o resultado das inscrições será divulgado em 29 de abril, por e-mail.

 

   INSCRIÇÃO   

 

O curso tem o objetivo de apresentar aos participantes técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos dentro do ambiente escolar. As aulas, com 80 horas de duração, iniciam em 3 de maio e acontecerão às terças-feiras, das 14h30 às 17h30 e às quintas-feiras das 8h30 às 11h30.

 

No material programático será trabalhado a comunicação não-violenta moderna teoria do conflito, teoria dos jogos, fundamentos da negociação, panorama e etapas da mediação e processos circulares.

 

Plano de Urgência Pela paz nas Escolas

 

Devido aos casos de violência nas escolas do Distrito Federal, a Secretaria de Educação lançou o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas. De imediato, o pacote de iniciativas foi levado a 126 escolas nas quais foi detectado o maior número de casos de brigas e agressões entre os alunos. Além das secretarias de Educação, que coordena a comissão, e da de Segurança Pública, o grupo é composto pelas pastas da Saúde, Esportes, Juventude e Justiça.

 

De acordo com a secretária de educação, Hélvia Paranaguá, o Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz, que vai resultar desse trabalho em conjunto, deverá estar em todas as escolas do DF até o dia 20 de abril. Além desse material, a prevenção contará também com a varredura, que consiste na revista dos pertences dos alunos ou nas salas de aula, reforço no policiamento, por meio do Batalhão Escolar, rodas de conversa e atividades pedagógicas nas unidades de ensino.

 

 

Governo do Distrito Federal