Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/08/21 às 15h42 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Cursos de línguas na rede pública transformam a vida de estudantes

Centros Interescolares atraem todos os públicos e se consagram pela excelência no ensino de idiomas

 

Por Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

 

O professor de inglês José dos Reis ingressou no mercado de trabalho ao estudar no CIL 01 de Brasília. Foto: Erasmo Cássio, Ascom/SEEDF

 

img-responsiva
img-responsiva
img-responsiva
img-responsiva

O professor de inglês José dos Reis viu na aprendizagem de outra língua uma possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Essa foi a principal motivação para se matricular no Centro Interescolar de Línguas 01 de Brasília (CIL 01) e o plano deu certo. “Quando ingressei na faculdade, como já fazia inglês, logo comecei a trabalhar dando aula”, lembra.

 

Na época, para potencializar a aprendizagem do idioma, o professor fazia uso de fitas cassetes e, mais tarde, aproveitava a biblioteca do CIL para ter acesso à TV a cabo e usar as cabines individualizadas de estudo. “Hoje há inúmeros recursos, desde alterar o idioma nas plataformas de streaming para se familiarizar com outra língua à prática dos jogos eletrônicos que favorecem o aprendizado de maneira lúdica”, explica.

 

No podcast EducaDF desta semana, o entrevistado é o professor José dos Reis, da Coordenação regional de ensino de Santa Maria. No bate-papo, ele conta como o inglês o ajudou a ingressar no mercado de trabalho e dá dicas para potencializar o aprendizado de outra língua. Confira o episódio nas plataformas de áudio.

 

Yes, nós temos inglês, espanhol, francês e japonês!

 

Os 17 CILs oferecem vagas remanescentes para a comunidade em geral. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Muita coisa mudou desde que José deixou as salas do CIL 01 de Brasília. Apenas nesta unidade escolar que foi inaugurada em 1975, já passaram mais de 100 mil estudantes. Hoje a rede pública de ensino do DF conta com 17 CILs. As vagas são sorteadas eletronicamente, primeiramente para estudantes de escolas públicas, em duas oportunidades, primeira e segunda chamada. Posteriormente, as vagas remanescentes são oferecidas à comunidade, também por sorteio eletrônico.

 

Leia também↴
Estudante de escola pública do DF é aprovado em universidade dos EUA
CIL 01 de Brasília comemora 45 anos de atividades

No momento, os interessados convocados na segunda chamada estão confirmando as matrículas e nos dias 11 e 12 de agosto abrem as inscrições para as vagas remanescentes.

 

O estudante do Centro de Ensino Fundamental 09 de Taguatinga, Guilherme Henrique Paula, está ansioso para o início das aulas em 30 de agosto. “Fui contemplado com uma vaga no CIL do Guará e estou contando os dias para começar a estudar”, diz.

 

A jovem Karen Lorrane Lima, 30 anos, aguarda a abertura do período de inscrições para a comunidade. “Há alguns anos, me apaixonei pelo japonês, cheguei a lecionar para crianças, mas me falta uma base mais substancial. Vou me inscrever para o curso de japonês e espero dar continuidade aos estudos”, relata.

 

Casos como o da Karen são estimulados pelo professor José. “Aprender outra língua não é tarefa apenas para crianças. Adultos, inclusive idosos, têm um grande desenvolvimento cognitivo quando aprendem outro idioma”, explica.

 

Governo do Distrito Federal