Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/02/24 às 13h32 - Atualizado em 21/02/24 às 13h39

Decreto institui o Programa Alfaletrando no Distrito Federal

A iniciativa será aplicada em todas as escolas públicas, contemplando os anos iniciais do ensino fundamental

Tainá Morais e Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Cadernos específicos do programa serão usados com os estudantes da rede pública | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Nesta segunda-feira (19), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o Decreto nº 45.495, que institui o Programa Alfaletrando. O objetivo principal do programa é promover a alfabetização e o letramento de crianças, visando a melhoria da qualidade da educação básica no território do DF. Para o ano de 2024, a expectativa é a implementação do Programa em todas as unidades escolares que oferecem o 1º e 2º ano do ensino fundamental, concentrando esforços no processo inicial de alfabetização.

 

A iniciativa surge como uma resposta assertiva às demandas educacionais do Distrito Federal, e busca garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares. O Programa abrange a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explica que o programa é um dos focos da gestão para o ano letivo de 2024. “Nós pactuamos, ano passado, com o Ministério da Educação, alguns programas nacionais e nosso carro-chefe é o Alfaletrando, que é um programa construído pelos professores da Secretaria de Educação, que é de alfabetização na idade certa, para que as crianças sejam alfabetizadas até o segundo ano, dos anos iniciais“.

 

Para os anos seguintes, a perspectiva é estender as ações do Programa para os demais anos do 2º ciclo, abrangendo um espectro mais amplo de estudantes e consolidando os avanços já conquistados. O programa contará com uma abordagem pedagógica inovadora, utilizando recursos e práticas educacionais modernas para estimular o interesse e a participação dos estudantes.

 

Programa visa garantir que 100% dos alunos matriculados na rede pública de ensino estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A subsecretária da Educação Básica da Secretaria de Educação do DF, Iêdes Braga, destacou a importância do Programa Alfaletrando para a comunidade escolar. “O programa representa um avanço significativo para a educação básica da nossa cidade. Ao investir na alfabetização e letramento, estamos construindo as bases para um futuro educacional sólido e preparando nossas crianças e adolescentes para enfrentar os desafios do século XXI”, afirma a gestora.

 

O Alfaletrando é estruturado em cinco eixos norteadores que orientam suas ações: gestão e governança, acompanhamento pedagógico e formação continuada, avaliação, infraestrutura física e pedagógica, e boas práticas.

Governo do Distrito Federal