Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/09/19 às 19h10 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Desfile no CEE 01 de Santa Maria estimula a inclusão

Evento faz parte das celebrações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

 

Aldenora Maraes, Ascom/SEEDF

 

 

Estudantes do CEE 01 de Santa Maria participam de desfile temático. Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Uma profusão de cores e texturas invadiu nesta sexta (20), o auditório do Centro de Ensino Especial (CEE) 01 de Santa Maria. A unidade escolar realizou a 9ª edição do tradicional Desfile Fashion cujo tema foi o Cinema. Segundo a coordenadora Walquíria Moura, “o objetivo é torná-los protagonistas dessa grande festa. As roupas são confeccionadas por eles mesmos com o auxílio dos professores”.

A servidora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), Lúcia Maria, era uma das voluntárias do desfile. Mãe da estudante Camila Brasil, ela destinou a tarde para embelezar outras alunas.

 

A filha recebeu o diagnóstico de comprometimento mental, aos 6 anos, durante um teste de sondagem. Longe de esmorecer, Lúcia tratou de buscar ajuda para as limitações da filha. “É o segundo ano dela, nesta escola. O desfile está sendo maravilhoso, ela tem dificuldades, mas dança como ninguém”, orgulha-se a mãe.

 

Caracterizados como personagens de filmes famosos, os estudantes foram aplaudidos por uma plateia repleta de familiares, estudantes, voluntários e professores. Para o aluno Alan de Carvalho, o mais importante é a interação com a comunidade escolar. “Os professores nos apoiam”, afirma.

 

As roupas são confeccionadas a partir de materiais recicláveis como o plástico, o alumínio, o papelão e a criatividade dá o tom. Pelos corredores da escola era possível esbarrar no homem de lata, do filme “O mágico de Oz”; na personagem Malévola; no Capitão América, dentre outros personagens cinematográficos. “A autoestima melhora e eles ficam ansiosos nas semanas que antecedem o desfile”, conta o professor Ray Mundo.

 

Alunos homenageiam o filme “Alice no país das maravilhas”, durante o 9º Desfile Fashion

Alunos homenageiam o filme “Alice no país das maravilhas”, durante o 9º Desfile Fashion. Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 e busca despertar a atenção da sociedade para garantir a inclusão de maneira igualitária e sem preconceitos.

 

Tradicional por sua natureza festiva, a escola conta com o apoio da comunidade para fomentar o protagonismo dos alunos e promover a inclusão. “Ao contar histórias, faço referência a eles para que se sintam inseridos e, ao recontá-las, respeitando a singularidade de cada um, surgem histórias maravilhosas”, emociona-se a contadora de histórias Sônia Navarro.

 

O Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria tem aproximadamente 350 estudantes especiais. A unidade atende desde bebês (para a estimulação precoce) a estudantes com mais de 50 anos.

Governo do Distrito Federal