11/03/24 às 13h15 - Atualizado em 20/03/24 às 13h12

Detran e DNIT oferecem cursos para capacitar servidores da SEEDF

Formação de professores visa promover cultura de paz nas vias públicas

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF*

Ao longo do ano, SEEDF realiza diferentes parcerias com o Departamento de Trânsito do DF| Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Em uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se unem para fortalecer a formação de educadores na Educação para o Trânsito, promovendo uma cultura de paz e segurança nas vias públicas.

Por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal (Eape), dois cursos são ofertados para capacitar professores em duas em duas frentes cruciais: “Mobilidade e Trânsito” e “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio”, sendo o primeiro ofertado pelo Detran em parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal (Eape).

O curso Mobilidade e Trânsito é um braço importante do Detran-DF nas escolas e contar com o engajamento dos professores de todos os segmentos da educação nos permite ampliar a cultura de paz no trânsito, desenvolvendo práticas que incluam a comunidade escolar na preservação de vidas no trânsito”, explica a diretora de Educação de Trânsito, Paula Nunan.

Veja abaixo mais informações sobre os cursos:

“Mobilidade e Trânsito” (Detran)

O Detran-DF está com inscrições abertas até 25 de março de 2024 para o 13º Ciclo de Formação de Professores do Programa Detran nas Escolas – Curso Mobilidade e Trânsito. Voltado para professores efetivos e temporários da Secretaria de Educação e das instituições de educação infantil conveniadas, o curso tem carga horária de 120h/a e é oferecido na modalidade a distância, com encontros síncronos virtuais e presenciais.

Os professores interessados podem se inscrever por meio deste link. Importante ressaltar que o curso do Detran não bloqueia o CPF do cursista, permitindo a participação simultânea em outros cursos da EAPE.

A capacitação, oferecida pelo Detran-DF, tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas voltadas à Educação para o Trânsito, numa perspectiva da mobilidade segura e do desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito.

Além da formação, o curso do Detran oferece materiais didáticos de apoio, incluindo um kit de jogos para educação infantil e um kit de livros para os anos iniciais do ensino fundamental.

“Inovação e Transversalidade no Ensino Médio” (DNIT)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC), apresenta a 3ª edição do curso “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: Integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares por meio do Programa Conexão DNIT”.

O curso on-line está com inscrições abertas até 1º de abril de 2024 e o curso pode ser finalizado até 29 de abril de 2024. O curso, disponível gratuitamente via Plataforma AVAMEC, é destinado a educadores e gestores do Ensino Médio e tem como objetivo capacitar profissionais para utilizar estratégias didáticas inovadoras.

O conteúdo do curso é voltado à integração dos temas contemporâneos transversais aos saberes escolares e às problemáticas de jovens estudantes do ensino médio. As atividades foram divididas em quatro módulos:

Módulo I – Educação problematizadora no Ensino Médio e o trânsito como tema transversal
Módulo II – As juventudes no Ensino Médio e as experiências juvenis no trânsito
Módulo III – O planejamento no Ensino Médio: mapeando experiências de Educação para o Trânsito
Módulo IV Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio para a práxis no trânsito

Além da capacitação, o Programa Conexão DNIT oferece materiais pedagógicos gratuitos para Educação para o Trânsito, disponíveis para download ou acesso online, abrangendo tanto o ensino fundamental quanto o médio.

*Com informações da Agência Brasília.