Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/04/18 às 16h33 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Dia da Atividade Física comemorado com ginástica

SEEDF leva qualidade de vida e autoestima para a comunidade escolar

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

 

Thais Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Nada melhor do que comemorar o Dia Mundial da Atividade Física com ginástica e muita disposição. Nossa reportagem foi acompanhar, nesta sexta-feira (6), no Riacho Fundo II, o Programa Escola Comunidade Ginástica nas Quadras (PGinQ), que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar com a oferta de ginástica e atividades sociais gratuitas.

 

As aulas são ministradas por professores de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que orientam e conscientizam os participantes, por meio de práticas corporais, sobre a importância da atividade física para a saúde, autoestima e socialização. “Estou há 19 anos trabalhando no programa. É muito gratificante ver a mudança na qualidade de vida das pessoas. A maioria não tem problema de saúde desde que começou a fazer os exercícios”, explica o educador físico Idalmir Ribeiro.

 

Esse programa é desenvolvido pela SEEDF desde a década de 80. São 226 pessoas participantes do programa somente no Riacho Fundo II, a maioria mulheres, distribuídas em seis turmas. Maria Rita, de 68 anos de idade, é uma delas e conta os benefícios da ginástica. “Eu não tomo medicamentos e não tenho problemas de saúde. Eu venho para aulas e depois mantenho as tarefas do dia super animada. Aqui não tem espaço para preguiça”, conta. “Depois que comecei a praticar atividade até meu humor melhorou. Tenho mais disposição e flexibilidade”, completa a aluna Darcy Belmira.

 

Outra história inspiradora é a de Sirley Cândida, que começou a ginástica após ter câncer de mama. “Eu comecei a atividade física depois que tive câncer e minha vida mudou. Tenho mais autoestima e descobri que sou capaz de muita coisa”, frisa. Esse grupo do Riacho Fundo II virou uma verdadeira família. Além das aulas do programa, também já fizeram inúmeras viagens juntos. Conheceram Caldas Novas e Pirenópolis (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA).

 

As inscrições para o Centro de Iniciação Desportiva (CID) DF e para o Programa Escola Comunidade Ginástica nas Quadras (PGinQ) estarão disponíveis, no site da Secretaria de Educação até o próximo domingo, 08 de abril. Este ano, exclusivamente, todas as investiduras deverão ser feitas online, direto na página da SEEDF.

Mais sobre os projetos da SEEDF

O CID identifica as diferentes aptidões e interesses dos estudantes, ampliando o processo de formação e seleção de futuros atletas. Presente nas 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF, ele oferece 18 modalidades: Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Badminton, Tênis de Mesa, Xadrez, Judô, Capoeira, Luta Olímpica, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Taekwondo, Natação, Atletismo e Ciclismo.

 

O CID Paralímpico destina-se ao atendimento de estudantes com comprometimento funcional, auditivo, intelectual e/ou físico, efetivamente matriculado na Rede Pública de Ensino, nas modalidade da Educação Infantil, Fundamental, Médio, EJA e Entidades conveniadas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

 

Já o Programa Escola Comunidade Ginástica nas Quadras (PGinQ), têm como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar com a oferta de práticas de ginástica e atividades sociais gratuitas. As aulas são ministradas por professores de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que orientam e conscientizam os participantes, por meio de práticas corporais, sobre a importância da atividade física para a saúde, autoestima e socialização.

 

Ginática nas quadras - Riacho Fundo II

Governo do Distrito Federal