23/08/23 às 18h21 - Atualizado em 15/09/23 às 14h46

Dia de brincadeiras anima crianças no Recanto das Emas

Evento que proporciona atividades lúdicas para os estudantes vai até quinta

Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Editor: Igor Silveira

Oficinas, música, contação de história e muita brincadeira. Esta quarta-feira (23) foi especial para os alunos de 4 e 5 anos da rede pública de ensino do Recanto das Emas. Começou a 11ª Plenarinha Regional da cidade, evento que proporciona dois dias de atividades lúdicas para cerca de 2.800 crianças. A edição 2023 foi organizada no Centro de Educação Infantil Pró-Vida, instituição parceira da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF).

Para que todos possam aproveitar bastante as atividades, os estudantes são divididos em grupos | Fotos: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Plenarinha Regional é organizada de forma individual por cada uma das 14 regionais de ensino do DF. Além de permitir que os estudantes tenham um dia dedicado à diversão, o evento traz a oportunidade de expor o trabalho feito pelas crianças em torno de uma temática escolhida anualmente. Nesta edição, os alunos debateram identidade e diversidade na educação infantil, com o tema “Sou assim e você, como é?”.

Aqui, no Recanto das Emas, a Plenarinha é realizada na Semana Distrital da Educação Infantil, sempre perto do Dia Distrital da Educação Infantil, comemorado em 25 de agosto”, contou Beatriz Oliveira Costa, diretora de Educação Infantil da SEE-DF. “Acreditamos que, no desenvolvimento da criança, o aprendizado parte justamente desse lúdico, dessa brincadeira. É um evento em que o aluno é o ator principal da festa”, garantiu.

Para que todos possam aproveitar bastante as atividades, os estudantes são divididos em grupos. “Recebemos aproximadamente 500 crianças pela manhã, na abertura na Plenarinha. Na parte da tarde, outros 700 alunos virão participar do evento”, explicou a coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres. “A garotada se diverte muito e gosta, principalmente, das atividades ao ar livre”, completou.

A pequena Cecília Rodrigues gostou de correr e brincar na grande área verde do CEI Pró-Vida. Mas o que encantou mesmo a garotinha de 4 anos foi o som do berimbau, protagonista de uma das atividades organizadas na Plenarinha. “Nunca vi esse instrumento. Eu gosto muito de música, e a minha preferida é aquela da Dona Aranha”, comentou a menina, antes de começar a cantar.

Professora do CEI Pró-Vida, Maria Adma de Araújo ressaltou que a brincadeira é a atividade guia da educação infantil. “É a partir dela que desenvolvemos habilidades socioemocionais e psicomotoras”, observou. “É pela brincadeira que a criança começa a se autoafirmar, a aceitar as diferenças, a aprender sobre ética e convivência”.