8/11/21 às 16h55 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Diretora faz inspeção e anuncia regularização da merenda

Abastecimento de frango, peixe, frutas e verduras estará normalizado até a próxima sexta-feira

Thaís Rohrer | Ascom/SEEDF

A diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do DF, Fernanda Melo, fez uma inspeção na manhã desta segunda-feira, 8, em quatro escolas da Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto. Lá, ela detalhou o cronograma de entrega de gêneros alimentícios para a merenda escolar. Segundo disse, proteínas como frango e peixe e mais frutas e verduras terão o abastecimento completo até a próxima sexta-feira.

A inspeção aconteceu na Escola Classe 303 de Samambaia, na Escola Classe 39 de Ceilândia, no Centro de Ensino Fundamental 33 de Ceilândia e no Centro de Ensino Fundamental Caseb.

Merenda nutritiva e saudável na rede pública. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

Temperos como sal, cebola e cebolinha também estão disponíveis para as escolas. Caso alguma unidade ainda não tenha recebido, pode fazer a solicitação para a Coordenação Regional de Ensino da sua região.

Nenhuma escola ficou completamente desabastecida ou sem nenhum gênero alimentício após a volta das aulas 100% presenciais. Elas puderam usar na merenda os alimentos não perecíveis e os demais perecíveis que já tinham no local até que nova remessa chegasse”, explica Fernanda.

Os cardápios da rede pública são feitos seguindo todos os critérios da legislação do FNDE, observando a quantidade de calorias, o tempo que estudante está na escola, o valor nutricional e a necessidade de ingestão de proteínas da semana”, destaca a nutricionista Juliene Santos, gerente de planejamento e responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar.

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Caseb Luís Henrique e Samuel Maia estudam em tempo integral na unidade e fazem três refeições no local. Eles contam que adoram as merendas.

Samuel e Luís almoçando elogiam almoço no Caseb. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

Eu acho as refeições aqui variadas e gostosas. O tempero também é bom demais”, afirma Samuel. “A merenda realmente é muito boa. Só tenho que elogiar”, completa Luís.