Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/04/24 às 8h50 - Atualizado em 17/04/24 às 16h03

Distrito Federal inaugura seu primeiro Núcleo de Inovação

Espaço contará com recursos tecnológicos e será inaugurado sexta (19/4)

Lívia Barros, Ascom/ SEEDF

 

No espaço será possível gravar videoaulas e podcasts e outros recursos que podem dar suporte a metodologias mais inovadoras na educação | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

O Distrito Federal vai inaugurar na próxima sexta-feira (19/4) seu primeiro Núcleo de Inovação, espaço equipado com uma tecnologia que permitirá a produção de recursos educacionais digitais voltados para a educação híbrida na rede pública de ensino do DF. O pontapé oficial dos trabalhos do Núcleo de Inovação do Distrito Federal (NIDF) será feito no auditório do Espaço Cultural Neusa França, no Shopping ID, às 10h.

 

O Núcleo de Inovação do Distrito Federal (NIDF) é estruturado por meio dos equipamentos fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC), provenientes dos investimentos no Programa de Inovação da Educação Híbrida do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Localizado dentro da Secretaria de Educação do DF, o NIDF integra a Gerência de Educação a Distância (Gead) da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb).

 

Com os equipamentos disponíveis, será possível gravar videoaulas, entrevistas, podcasts entre outros recursos que poderão dar suporte a metodologias mais ativas e inovadoras na educação, além da possibilidade de alternância das aulas entre momentos presenciais e remotos com qualidade e equidade.

 

A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, celebra a inauguração do espaço, que é pensado em aprimorar o processo de aprendizado dos alunos. “A implantação do Núcleo de Inovação para educação híbrida proporcionará uma experiência de aprendizado mais flexível e personalizada, adaptada às necessidades e realidades dos estudantes“, acredita.

 

O Núcleo faz parte da infraestrutura disponibilizada pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), programa de inovação educacional do Governo Federal, que tem como objetivo “complementar e ampliar as estratégias de implementação da educação híbrida em todos os entes federativos do país“. Um outro objetivo do programa é contribuir com a implementação do Novo Ensino Médio de maneira mais equitativa e efetiva.

 

Inauguração do Núcleo de Inovação do Distrito Federal (NIDF)

img-responsiva Local: auditório do Espaço Cultural Neusa França no Shopping ID

Data: sexta-feira, 19/4/2024

Horário: 10h

 

Governo do Distrito Federal