Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/03/22 às 17h42 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Divulgado design final dos uniformes escolares

O capuz da blusa de frio foi retirado para a segurança dos alunos. Nova portaria foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (21)

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Educação publicou no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (21) o design final dos uniformes escolares que serão obrigatórios no ano letivo de 2023. Em relação à Portaria nº 40, de 18 de janeiro de 2021, houve alteração no modelo com a retirada do capuz do casaco. A diretora de Assistência à Saúde e Apoio às Políticas Educacionais Complementares (SUAPE), Celhia Ribeiro, esclarece que a mudança é para garantir a segurança dos alunos. “O capuz cobre parte do rosto, dificultando a identificação visual, inclusive por câmeras de segurança”, explica.

 

A diretora destaca ainda que o uso do uniforme é essencial. “Além de facilitar a identificação dos alunos, aumenta a segurança deles dentro e fora da escola”, completa. Além disto, a simplificação do modelo também vai gerar redução dos custos e do tempo gasto na confecção da peça. A estimativa é a aquisição de uniformes para atendimento de 430 mil estudantes da rede pública, aproximadamente.

 

Uma comissão formada pelos coordenadores regionais de ensino aprovou o layout do novo uniforme, em tom azul pantone. Os novos uniformes serão compostos por bermuda, calça, camisetas (regata e manga curta) e casaco. Eles serão distribuídos gratuitamente a todos os alunos da rede pública.

 

A licitação será publicada até o fim do mês de abril. A data de distribuição vai depender do andamento deste processo de compra.

O modelo atual, em tom branco, será aceito até o fim do ano letivo de 2022.

 

Nos anos anteriores, o uniforme completo só era fornecido a beneficiários de programas sociais e para famílias de baixa renda. Os demais alunos, considerados grande maioria, pagavam cerca de R$ 25 por cada peça.

 

Confira a importância do uso dos uniformes:

→ Os uniformes escolares propiciam a segurança do aluno, já que os identifica prontamente tanto dentro quanto fora do ambiente escolar;

→ Os uniformes escolares mantêm os alunos focados em sua educação, não em suas roupas;

→ Os uniformes escolares criam condições equitativas entre os alunos, reduzindo a pressão dos colegas e o bullying.

 

 

 

 

Governo do Distrito Federal