19/09/23 às 16h55 - Atualizado em 20/09/23 às 8h39

Duas merendeiras do Paranoá classificadas para a semifinal

Escolha foi realizada no último dia de degustação da etapa regional na cidade

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

As cozinheiras Luzinete Aparecida, 37 anos, e Andréa Sales, 42, trouxeram propostas saborosas adaptadas com frutos do Cerrado e foram as vencedoras | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

O segundo dia de competição da seletiva regional do concurso Sabor de Escola na CRE do Paranoá, que também inclui as escolas do Itapoã, foi um sucesso. Na manhã desta terça-feira (19), duas merendeiras se classificaram para a semifinal do concurso. Ambas surpreenderam os jurados com pratos bonitos, criativos e deliciosos.

As vencedoras foram as cozinheiras Luzinete Aparecida, 37 anos, e Andréa Sales, 42, que trouxeram propostas saborosas adaptadas com frutos do Cerrado, a grande novidade do concurso deste ano:

receitas preparadas com frutos ou ingredientes produzidos a partir deles receberão três pontos a mais. O edital do concurso lista cinco frutos que, caso utilizados, colocará os competidores na frente dos demais: jatobá, buriti, caju, maracujá e mandioca amarela.

O intuito é apresentar aos estudantes alimentos nativos cultivados no Centro-Oeste, já que a Secretaria de Educação pretende incluir frutos do Cerrado na alimentação escolar.

O primeiro prato escolhido foi o arroz com cenoura, açafrão, Kafka recheada com queijo e vinagrete com caju, receita da merendeira Luzinete Aparecida, da Escola Classe (EC) Cariru, localizada no Núcleo Rural do Paranoá. A aposta da merendeira, que cozinhou para os jurados na tarde de segunda-feira, consiste em aproveitar os alimentos que já são utilizados na merenda dos alunos da escola onde trabalha.

Ela usou ainda da criatividade com um toque especial de caju no prato apresentado. Emocionada, Luzinete agradeceu o reconhecimento e a importância da classificação. “Eu estou sem palavras, emocionada, e não imaginava que a minha receita seria escolhida. Tenho certeza que os alunos da minha escola vão ficar felizes com a notícia”, conta Luzinete. “O concurso realmente mexe com a gente, agora preciso me preparar para impressionar os jurados na semifinal”, finaliza.

Seletiva segue agora para a Regional de Ensino de Planaltina onde mais 27 participantes vão elaborar receitas para conseguir mais duas vagas na semifinal do concurso | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

O segundo prato classificado foi o baião da Tia Andréa, da cozinheira Andréa Sales, do Caic Santa Paulina, do Paranoá. O prato é preparado com carne de porco, creme de cebola e purê de mandioca. “Eu fiz essa receita respeitando todas as regras do concurso, então utilizei alimentos que já são servidos na escola, e para finalizar apostei no purê usando a mandioca, que pertence ao Cerrado e me ajudou a pontuar mais no concurso”, explica Andréa, que aproveitou para revelar o segredo de uma receita saborosa da merenda escolar. “Não pode esquecer de fazer com amor, esse é o nosso maior segredo, uma comida feita com carinho, por mais simples que seja, sempre vai ser muito saborosa”, conclui.

A etapa regional do concurso Sabor de Escola terminou nesta terça para os 20 merendeiros e merendeiras das escolas públicas do Paranoá e Itapoã inscritos. A seletiva segue agora para a Regional de Ensino de Planaltina, nos dias 21 e 22 de setembro, onde mais 27 participantes vão elaborar receitas para conseguir mais duas vagas na semifinal do concurso.

Premiação

O Sabor de Escola é uma competição anual que visa promover a importância da alimentação saudável nas escolas, incentivando os merendeiros da rede pública de ensino do DF a desenvolverem suas habilidades culinárias, explorarem novos sabores e apresentarem suas receitas únicas e deliciosas. As receitas, obrigatoriamente, devem contar com os ingredientes e produtos exclusivamente presentes no Programa de Alimentação Escolar do DF (PAE-DF).

O primeiro colocado ganha um prêmio no valor de R$ 9 mil, o 2º colocado, prêmio no valor de R$ 5,3 mil, o 3º colocado recebe um prêmio no valor de R$ 4,2 mil e os demais finalistas recebem um prêmio no valor de R$ 2,7 mil.

Sabor de Escola - Etapa Regional Paranoá