Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/05/23 às 16h32 - Atualizado em 11/05/23 às 17h12

EAPE participa da Semana de Educação para a Vida

Diferentes oficinas nas escolas estão na programação, além de uma live

Jacqueline Pontevedra, Eape/SEEDF

 

Uma equipe de formadores que atua no projeto “EAPE vai à Escola” vai realizar oficinas temáticas em diferentes escolas da rede pública de ensino | Foto: Daniel Fama, GITEAD/EAPE

 

Até sexta-feira (12), uma equipe de professores formadores que atua no Projeto “EAPE vai à Escola” vai realizar oficinas temáticas, de três horas, em diferentes escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. A ação pedagógica, prevista no calendário escolar, integra a programação da Semana de Educação para a Vida 2023.

 

Para essa edição, o tema é Saúde e Ambiente no Cotidiano Escolar, pois a escola pode promover o bem-estar, a saúde física e mental e o desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes. Dessa forma, é importante reconhecer que as ações pedagógicas devem priorizar a qualidade de vida como fator predominante para a obtenção da aprendizagem.

 

Nesse contexto, na perspectiva da formação continuada, as oficinas ofertadas pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) contribuem para que diferentes temas sejam trabalhados com a comunidade escolar. como comunicação não-violenta, cultura de paz, educação antirracista, diversidade na educação, preconceito e exclusão social, violência e políticas públicas, violência contra a mulher. As oficinas são ministradas às terças, quartas e quintas-feiras.

 

Para participar dessa ação, os responsáveis pelas escolas devem fazer a solicitação, por meio de um processo, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no formulário “EAPE vai à Escola”. Orientações detalhadas sobre a programação da Semana de Educação para a Vida podem ser consultadas na Circular nº 112/2023 e neste documento orientador. A relação com as oficinas temáticas pode ser visualizada aqui.

 

Live Educativa

 

Além das oficinas, a Eape realizou, na última quarta-feira (10), uma live sobre Prevenção e Cuidados em relação a Fogos de Artifício.

 

 

Essa temática é muito importante e necessária para educação. Trata-se também de mais uma campanha de cidadania e de ética para que possamos, por meio de ações educativas, sensibilizar, orientar e conscientizar toda a comunidade escolar. A live realizada integra a Semana de Educação para a Vida e é resultado de uma ação conjunta e social com outros órgãos e instituições para trabalharmos a conscientização e compreendermos as variadas questões relativas à prevenção e aos cuidados necessários ao uso dos povos de artifício no Distrito Federal”, explica a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.

 

Fundamentação legal

 

A Lei Federal nº 11.988, de 27 de julho de 2009, atribui a todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública do país a incumbência de realizar “em período a ser determinado pelas Secretarias Estaduais de Educação, a atividade denominada Semana de Educação para a Vida”.

 

Essa semana tem por objetivo discutir e trabalhar matérias que não constam obrigatoriamente no currículo como temas transversais: meio ambiente, sexualidade, pluralidade cultural, saúde, ética e trabalho e consumo.

 

Além disso, de acordo com o documento, as matérias podem ser ministradas sob a forma de seminários, palestras, exposições, visitas, vídeos-filmes, entre outras possibilidades. Com essas atividades, os estudantes podem ser os protagonistas do próprio aprendizado.

 

Governo do Distrito Federal