13/10/20 às 14h28 - Atualizado em 6/10/22 às 18h50

Educação abre 120 vagas para formação continuada Escola da Terra

Inscrições começam nesta quarta-feira (14). Seleção é voltada para professores da carreira Magistério Público do Distrito Federal

Rossana Gasparini – Ascom/SEEDF

Foto: Acácio Pinheiro | Agência Brasília

Professores da carreira Magistério Público do Distrito Federal podem se inscrever, a partir desta quarta-feira (14), em processo seletivo simplificado para participar da 2ª edição do curso de formação continuada Escola da Terra. As inscrições vão até o dia 21 de outubro e podem ser feitas no link abaixo.

Para esta segunda etapa do curso, estão disponibilizadas 120 vagas para professores efetivos da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A carga horária é de 180 horas, em regime de alternância pedagógica, distribuídas em 120 horas de Tempo Universidade (TU) e 60 horas de Tempo Comunidade (TC).

Além disso, também serão selecionados, dentre os 120 professores, dez tutores-bolsistas, que ficarão responsáveis pelo acompanhamento pedagógico dos cursistas matriculados.

Todas as informações referentes ao processo seletivo simplificado estão no Edital nº 29, disponível nas páginas 39 e 40, do Diário Oficial do Distrito Federal, publicado nesta terça-feira (13).

A formação faz parte das ações do Programa Nacional de Educação do Campo, o PronaCampo, do Ministério da Educação (MEC).

Etapas da seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira delas tem início nesta quarta-feira (14), com o período de inscrições para preenchimento das 120 vagas para professores efetivos.  Como pré-requisitos estão: atuar em unidade escolar do campo do DF; estar lotado em Unieb que possui unidade escolar do campo; estar lotado no nível central da SEEDF, com atuação no âmbito da Política de Educação do Campo.

Os documentos comprobatórios desses pré-requisitos devem ser enviados para o endereço eletrônico gcam.dcdhd@edu.se.df.gov.br de acordo com o cronograma estabelecido em edital.

A divulgação do resultado final da primeira etapa está prevista para o dia 27 de outubro, no site da Secretaria de Educação. As atividades têm previsão de início em novembro de 2020 e desdobramento no primeiro semestre de 2021.

Após a divulgação dos professores selecionados, estes estarão aptos a participar, caso tenham interesse, da segunda etapa de seleção, que escolherá dez tutores-bolsistas. Ao realizar a inscrição como cursista, os candidatos interessados em atuar como tutores deverão registrar, concomitantemente, campo específico para essa candidatura. É importante observar os pré-requisitos para o preenchimento das vagas destinadas a tutores, constantes no edital.

A documentação comprobatória para a tutoria deve ser enviada até o dia 28 de outubro de 2020 para o e-mail gcam.dcdhd@edu.se.df.gov.br. O resultado final do processo de seleção de tutores será divulgado no dia 3 de novembro, no site da Secretaria de Educação.

Formação

A 2ª edição do curso de formação continuada Escola da Terra tem previsão de início a partir de 6 de novembro de 2020 e prosseguirá até 30 de outubro de 2021. A formação terá atividades pedagógicas de tempo-universidade (TU) organizadas e distribuídas com oferta em período integral, aos sábados (uma vez por mês), no Campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), e oferta territorializada, por meio de polos regionalizados, em Escolas do Campo estratégicas (uma vez por mês).

Os encontros presenciais estão sujeitos a ajustes e flexibilizações decorrentes do contexto da pandemia da Covid-19.

Os candidatos poderão consultar o Manual de Gestão Escola da Terra, do Ministério da Educação, para outras informações sobre o PronaCampo.