17/04/20 às 19h01 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Educação celebra Dia do Campo nesta sexta-feira (17)

Data fortalece a política pública de educação do campo no DF

Da Redação, Ascom/SEEDF

Profº Sérgio Luiz Teixeira, da Escola Classe Sonhém de Cima, em Sobradinho. Foto: Divulgação

Hoje é o Dia do Campo. A data foi instituída pela Portaria nº 419/2018 da Secretaria de Educação como símbolo da união de esforços da comunidade escolar da rede pública de ensino do DF no fortalecimento do processo de implementação da política pública de educação do campo como modalidade de ensino da educação básica do Distrito Federal.

A data, 17 de abril, ganhou visibilidade e força ao se revelar como uma ação estratégica e indutora, além de um espaço coletivo, representativo e participativo destinado à formação continuada, reflexão e compartilhamento de experiências, práticas e metodologias ativas desenvolvidas pelas escolas do campo em seus territórios.

Com foco na reorganização do trabalho pedagógico, a partir da materialização dos princípios e matrizes da educação do campo, o Dia do Campo visa promover a integração de ações regionalizadas, o aprofundamento do diálogo e a ampliação do espaço-tempo de formação continuada dos profissionais que atuam nas unidades escolares do campo.

Conceito

O Dia do Campo ocorre em 17 de abril em alusão ao massacre dos trabalhadores rurais de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996.

De acordo com o Artigo 5º da Portaria º 419/2018, “as Escolas do Campo estão inseridas em territórios educativos com a presença de populações camponesas, suas formas de trabalho e produção de bens materiais e imateriais, suas contradições de base social e econômica, como a agricultura camponesa, o agronegócio e, manifestações culturais locais”.

Considera-se ainda como Escola do Campo, a unidade escolar situada em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), e aquela unidade escolar situada em área urbana que atenda, predominantemente, à população do campo.

O Distrito Federal conta com cerca de 24 mil estudantes e mais de 2 mil professores em 79 escolas do campo.