Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/04/24 às 19h17 - Atualizado em 8/04/24 às 18h35

Educação e Segurança promovem 2ª edição de curso para prevenir ataques em escolas

 Oficina é destinada para toda comunidade escolar do DF e as inscrições estão abertas; vagas são limitadas

Redação, Ascom/SEEDF

 

Primeira edição da oficina capacitou 250 profissionais da Educação para enfrentamento de situações de violência e agressão ativa dentro das unidades escolares | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Em continuidade às atividades de promoção da cultura de paz, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio da Assessoria Especial de Cultura da Paz, e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento Escolar promovem a segunda Oficina sobre Evento com Agressor Ativo em Ambiente Escolar, em parceria com Batalhão de Operações Especiais. O curso é destinado a toda comunidade escolar do DF. A segunda capacitação será oferecida nos turnos matutino e vespertino aos interessados e as vagas são limitadas. Podem se inscrever escolas públicas e privadas pelo link abaixo:

 

2ª Oficina sobre Evento com Agressor Ativo em Ambiente Escolar

 

  Inscrição   

 

Data: quarta-feira, 10 de abril de 2024
Local: Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Ceilândia, QNN 26, Ceilândia – CEP: 72.220-260
Horários: 9h às 12h / 14h às 17h
Vagas: 120 por turno

 

A primeira formação aconteceu em março e reuniu 250 profissionais. O objetivo é fornecer orientações e informações aos profissionais das unidades escolares para agirem de maneira eficaz e segura em possíveis casos de ataques de agressores ativos, de modo a promover ambientes mais seguros que garantam a finalidade educacional, pedagógica e integrativa que toda unidade escolar deve desempenhar.

 

A chefe da Assessoria Especial de Cultura da Paz da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, ressalta a importância do evento, que ocorre na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e a Violência na Escola, do domingo, 7 de abril. “Estamos trabalhando para sermos referência em cultura da paz a nível nacional“, diz Ana Beatriz.

Assessoria de paz

 

A implementação de medidas preventivas contra ataques em escolas desempenha um papel crucial na construção de um ambiente seguro. Estratégias como a criação de programas de conscientização sobre saúde mental e a promoção de um ambiente inclusivo podem ajudar a prevenir potenciais ameaças. A colaboração estreita entre Educação e Segurança é essencial para criar uma rede de apoio que promova a segurança emocional e física, cultivando um ambiente onde todos se sintam respeitados e protegidos. Nesse contexto, foi criada a Assessoria Especial de Cultura da Paz (AECP), vinculada à SEEDF para a condução dos trabalhos da Comissão Permanente Pela Paz nas Escolas (CPPE).

 

Maiores informações:

 

Assessoria Especial de Cultura da Paz ( AECP)
E-mail: aecp.subeb@se.df.gov.b
Telefone: 3318-2994

Governo do Distrito Federal