Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/03/18 às 18h52 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Educação participa do 8º Fórum Mundial da Água

Projetos pedagógicos, oficinas e visitas marcam a atuação de 4,3 mil estudantes da rede pública de ensino do DF 

 

 

Foto: Renato Araújo, Agência Brasília

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

 

Os estudantes da rede pública de ensino do DF participam do 8º Fórum Mundial da Água por meio de visitas, oficinas e também apresentando projetos relacionados à temática do evento. Crianças e jovens da Educação Infantil até o Ensino Médio (também adultos do EJA) terão a oportunidade de participar do Fórum, que será realizado entre os dias 18 e 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

No total, está previsto o envolvimento de 4,3 mil estudantes de todas as 14 regionais de ensino do DF. “A Educação não tinha como ficar de fora deste evento tão importante. É papel do educador conscientizar os alunos sobre a preservação dos nossos recursos naturais e caberá ao trabalho desta geração garantir a sobrevivência humana no futuro”, observa o secretário de Estado de Educação, Júlio Gregório Filho.

Alguns estudantes terão a oportunidade de expor seus projetos para pessoas de todo o mundo. No estande Espaço GDF, ocorrerão apresentações de trabalhos pedagógicos com a temática Água. As seguintes escolas estarão lá: : Escola daNaturezaEscola Parque da Natureza de BrazlândiaCEM JúliaKubitschek, CED Agrourbano IpêCED 07 de CeilândiaEscola ClasseMonjoloProjetoMensageiros da ÁguaProjeto Parque Educador e Projeto Carbono Plantio de Mudas.

O 8º Fórum Mundial da Água vai reunir 7,5 mil pessoas de 150 países. Para ajudar no receptivo desses turistas, voluntários multilíngues também ajudarão no evento. Entre eles, estão 20 professores e 220 estudantes matriculados nos Centros Interescolares de Línguas, interagindo com o público presente nos espaços do Centro de Convenções, Expo, Feira e Vila Cidadã.

Além das visitas programadas, as escolas também podem participar das visitas livres. Basta fazer o credenciamento no site www.worldwaterforum8.org/pt-br/home (Vila Cidadã /credenciais), com opção para inscrição em grupo no caso das unidades escolares e/ou inscrição individual para os demais profissionais que irão acompanhar as visitas.

Outra ação que ocorrerá simultaneamente ao Fórum é a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que tem o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”,  com a participação de 202 escolas do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do DF e a mobilização de 150 mil estudantes. Serão realizadas ações nas escolas e na Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape) em parceria com o Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente.

Preparação

Projetos com a temática da importância da água estão sendo trabalhados com os estudantes da rede pública, com ainda mais intensidade, desde 2016.

Ao longo dos últimos anos, assuntos sobre gestão sustentável da água e dos resíduos sólidos foram debatidos na preparação para o Fórum. Ações como curso de formação continuada de professores da rede pública; seminários sobre saúde e saneamento e outros projetos estavam na agenda escolar dos estudantes.

Até nas telinhas teve espaço para essa temática. O Festival de Filmes de Curta Metragem das Escolas Públicas de 2017  teve um prêmio especial para os projetos com a temática “Água e Saúde: uma agenda para a vida”.

Governo do Distrito Federal