Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/11/20 às 14h33 - Atualizado em 6/10/22 às 18h50

Educação planta árvore em ação do projeto Jovem Senador

Edição de 2020 foi suspensa, e para marcar o mês em que aconteceria o projeto, estudantes foram incentivados a plantar árvores

 

Rossana Gasparini – Ascom/SEEDF

 

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), representada pelo secretário Executivo, professor Fábio Sousa, e pelo estudante Roney Olímpio Júnior, plantou uma árvore, nesta sexta-feira (27), marcando participação no projeto Jovem Senador. Em 2020, a edição do projeto teve de ser suspensa por conta da pandemia da Covid-19.

 

Uma muda de pau-brasil foi plantada pelos dois representantes na entrada principal do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, na Asa Norte, onde Roney cursou o ensino médio. Agora, o ex-aluno da unidade escolar e que participou do Jovem Cidadão no terceiro ano do ensino médio, em 2018, cursa direito na Universidade de Brasília (UnB).

 

O secretário Executivo, professor Fábio Sousa, lembrou da importante parceria do projeto Jovem Senador com a Secretaria de Educação e do incentivo à escrita e à participação política que ocorre por meio do projeto. “Todos os anos os estudantes das escolas da rede pública do DF participam do Jovem Senador. Pelo concurso de redação, são selecionados os jovens que passarão pela experiência de conhecer o parlamento e saber como ele funciona. Como este ano a programação teve de ser suspensa, a Secretaria de Educação está participando do plantio de árvores proposto pelo projeto e incentivando que todos os nossos estudantes também plantem uma árvore”, afirma.

 

Os estudantes interessados em participar da ação devem plantar a árvore, registrar por meio de fotos ou vídeos e compartilhar nas redes sociais com as #JovemSenador e #ArvoreDoConhecimento. Também é necessário marcar o perfil @jovemsenador no Instagram e no Facebook. Pelo projeto, as mudas podem ser plantadas até o dia 30 de novembro. Corre que ainda dá tempo!

 

Como inspiração, confira a foto da árvore plantada pela Secretaria de Educação nas redes sociais @educadf!

 

 

Por que plantar uma árvore?

 

A árvore de letrinha é o símbolo do projeto Jovem Senador. Segundo a organização, é natural associar o processo de educação e formação política à natureza de crescimento permanente e geradora de frutos. Além disso, a ideia de juventude está diretamente associada ao conceito de desenvolvimento e de projetos que se estruturam e evoluem, e a simbologia da árvore remete a esses conceitos, relembrando que é preciso ter raízes fortes para crescer, que a educação pode gerar frutos, espalhar sementes, gerar conhecimento e construir um mundo melhor.

 

Em 2021, o tema do Jovem Senador 2020 – “adolescência e o despertar para o exercício da cidadania” – será mantido para o ano que vem.

 

Nesta sexta-feira, às 17h, haverá participação ao vivo dos ex-presidentes da Mesa Jovem falando sobre protagonismo juvenil e política. A transmissão será pelo canal do Youtube da TV Senado.

 

Projeto Jovem Senador - Plantio de árvore no CEM Paulo Freire

Governo do Distrito Federal